Há cinco anos o restaurante Durski é sinônimo de elegância. Localizado em frente às ruínas de São Francisco, é o único restaurante de Curitiba indicado com duas estrelas pelo Guia 4 Rodas 2007. Depois de uma completa repaginação em seu ambiente físico e em seu cardápio, ele acaba de ganhar uma adega que comporta 4 mil garrafas – entre elas está o celebrado vinho francês Romanée Conti, safra 1988, que custa a bagatela de R$ 23 mil.

CARREGANDO :)

Projetada pela arquiteta Kethlen Ribas Durski, a adega é toda climatizada – temperatura média de 17ºC – e tem controle de umidade. Todas as garrafas ficam deitadas para que a rolha não seque. “Mantendo-se molhada, a rolha não oxida e não compromete a qualidade da bebida”, explica o sommelier Ronaldo Bohnenstengel, responsável pela escolha dos vinhos da adega, que contempla rótulos das principais importadoras do Brasil.

Os vinhos do Restaurante Durski são vendidos a preço de loja, tanto para quem quiser consumir no local quanto para aqueles que preferem levar para casa. Coloque na agenda: toda última segunda-feira do mês, o restaurante realiza um wine dinner (jantar com vinho), com preço único.

Publicidade

Cardápio

Considerado o melhor restaurante de comida ucraniana do país, o Durski traz em seu cardápio pratos da culinária brasileira, como a picanha grelhada servida com farinha de aipim e mandioca; o escalope de mignon; e o robalo com fetuccine de palmito fresco. Isso tudo sem esquecer, é claro, do arroz, feijão e batata frita.

As novidades não param por aí. A casa abre diariamente a partir das 11 horas e só fecha com o último cliente. Para os gourmets de plantão, ela também oferece uma série de produtos caseiros, como pepino em conserva, banha de porco, lingüiça, broas, bolachas artesanais, trufas, cerveja caseira e bolo de amendoim “da avó”. Essas delícias podem ser adquiridas no local ou encomendadas.

As sobremesas também são de qualidade. Uma delas é o kutia (da culinária eslava), elaborado com trigo, leite condensado, mel, uvas passas, ameixas pretas e nozes. Há ainda uma homenagem ao doce-de-leite, criada pelo chefe-empresário Júnior Durski. É uma mousse de sorvete Häagen-Das e bombom, ambos de doce-de-leite, fazendo uma combinação perfeita.

Ambiente

Publicidade

A casa tem capacidade para 40 pessoas. Um detalhe que revela o capricho dos proprietários: as mesas são cobertas por toalhas de pano e com guardanapos nos quais o monograma da casa está bordado em fios de seda. Sobre elas, há vasos com botões de rosas brancas. Nas janelas, cortinas de bordado inglês. As paredes de tijolos à vista completam o charme do local.

Junior Durski Restaurante: Madero ComendadorMadero Prime SteakhouseMadero Relógio das FloresDurski International CuisineFinalista bom Gourmet Veja mais