Bom Gourmet Negócios
De franqueado a franqueador: conheça a história do Sócio-proprietário da Spedini
De franqueado a franqueador: o segredo de gestão do empresário por trás da Spedini. Esse é o tema da próxima edição da Arena FoodCo. de Experiências, evento online, ao vivo e gratuito que ocorre na próxima segunda-feira (30), a partir das 16 horas.
O convidado do dia será o sócio-proprietário das redes de restaurantes Spedini Trattoria Expressa e It`s Grill, Luiz Antônio Eugênio de Lima. Ele vai falar da sua experiência de quase 40 anos de trabalho como executivo de diversos segmentos e de como passou de um franqueado da Spedini a franqueador da rede.

“No começo de minha carreira, trabalhei em diferentes segmentos da indústria. Eu sonhava em ter meu próprio negócio e direcionava todas as minhas economias à abertura de minha loja. Foi assim que, de 1996 a 2002, me tornei franqueado da Spedini e passei a comandar três lojas”, conta.
Devido ao sucesso na gestão dos estabelecimentos, Luiz recebeu a proposta de adquirir a franqueadora da rede. Não titubeou. Ele aceitou o desafio, e fez com que o negócio passasse por um amplo processo de reestruturação e também de expansão.
“Quando me tornei franqueador, percebi que a rede não tinha nenhum manual e prestava pouca assistência ao franqueado. Era tudo muito rudimentar. Então, comecei praticamente do zero, criando normas e padrões. Várias lojas que existiam na época foram fechadas, sendo que outras começaram a ser abertas de forma bem mais profissional.”
Nascido no Rio de Janeiro, mas criado em Curitiba, Luiz Antônio tem 63 anos de idade e se diz feliz por poder compartilhar, por meio da Arena FoodCo., os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos com novos empreendedores.
“Tive muitas experiências, erros e acertos. É muito bom poder dividir isso com os mais jovens, ajudando-os em seus próprios negócios”.
As inscrições para a Arena FoodCo da próxima semana já estão abertas (clique aqui). Atualmente, a Spedini tem 18 lojas no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Já a It`s Grill tem 12 lojas em Curitiba e Londrina, na região Norte do Paraná.