Thumbnail

Bom Gourmet Negócios

Previsões para a economia em 2023: recessão mundial exigirá cautela do empresário

Bom Gourmet
06/12/2022 14:34
No futuro do ano que se aproxima, o que se vê é recessão mundial, principalmente no primeiro semestre. Essa é a avaliação do economista João Ricardo Tonin, que nesta semana traz aos assinantes da plataforma FoodCo. previsões para a economia em 2023.
E como esse cenário mundial irá afetar a economia brasileira? Essa resposta exata ninguém tem. No entanto, o economista, que todas as semanas apresenta um boletim econômico em áudio exclusivo para os assinantes da plataforma FoodCo., recomenda que os empresários se preparem para um cenário de baixo crescimento com taxas de câmbio e inflação semelhantes ao de 2022.
Em números, o que se espera para a economia brasileira em 2023 é o seguinte: crescimento do PIB de 0,7%, com indústria crescendo 3,05% e o setor de serviços apenas 0,68% (muito abaixo dos 3,5% registrados neste ano). Para a inflação, a expectativa é que a alta de preços fique próxima a 6% e a taxa de câmbio feche em torno de R$ 5,30 - semelhante ao cenário de 2022.
Então, diante dos desafios que as previsões para a economia em 2023 já anunciam, o que o empreendedor pode fazer? A recomendação de Tonin é cautela, a qual se traduz em estoques menores, mais dinheiro em caixa e, se possível, distância dos empréstimos bancários.
"Não esqueça de deixar uma reserva de caixa. Pois, em janeiro, os consumidores estarão de ressaca", alerta o economista.
Para ouvir a análise completa de Tonin, assine a plataforma FoodCo. Maior comunidade de empresários do setor de alimentação fora do lar, a FoodCo. disponibilliza conteúdos exclusivos e essenciais para os seus assinantes. Além disso, promove eventos e cria um ambiente propício para o networking.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.