Restaurantes
Comida de vó “abraça” o cliente no novo restaurante buffet Flora Cozinha Familiar
Descontraído, o restaurante que abriu as portas no dia 31 de outubro traz abraços em forma de alimento. O buffet por quilo ( R$ 4,5/100g) funciona de segunda a sexta e traz a cada dia receitas inspiradas nas comidas servidas pelas avós. Afinal, a chef Juba Akel quer oferecer comida com aromas e temperos em pratos do dia a dia de várias etnias e que fizeram da sua infância e da vida cotidiana uma alegre lembrança de almoços e jantares preparados pelas suas avós.

Segredinhos fazem parte do menu. Afinal, comida de vó sempre tem um tempero colhido no quintal ou um ingrediente fora da receita. Mas, no Flora, os segredos são abertos, como a moqueca feita com arraia, um peixe incomum para essa proposta, mas que é apresentado pela chef como diferencial da sua cozinha. Outros são o bacalhau com natas e a ambrosia. Mas a chef teve uma preocupação, também, de variar as etnias que servem de inspiração para cada dia da semana. Assim, na segunda a cozinha começa mais devagar, oferecendo pratos na linha detox, mas com muita personalidade. Como o couscouz marroquino ou as trouxinhas de crepe com ricota cítrica.
A semana segue e trará pratos inspirados nas culinárias árabe, brasileira, japonesa e de tantas outras etnias que formam o Paraná e o Brasil. “Sempre tive mulheres fortes, dedicadas e carinhosas que me inspiraram na cozinha. As raízes árabes e portuguesas das minhas avós Maria de Lourdes Sabbag Akel, Neuza Cesário Pereira e a Vó Armia sempre estiveram presentes nas minhas melhores memórias gastronômicas. O quibe dos sábados também será recriado por aqui”, afirma a chef.
Para ela é fundamental a comida ter essa referência forte do alimento à mesa, que é feito para nutrir o corpo e a alma. Por isso, ela afirma que no Flora não há frescuras e serão bem aceitas receitas das avós dos clientes. “Se você tem uma receita que gostaria de ver recriada, traz para o Flora. Vou estudar a receita e ver como ela pode se encaixar no que estamos oferecendo.”

Referência
Flora Cozinha Familiar. A homenagem é a Flora Camargo Munhoz da Rocha, criadora do tradicional Camarão à Martha Rocha, servido à miss quando essa passou pela residência oficial do Governo do Paraná. Afinal, Dona Flora, como é conhecida na família, era esposa do governador do Estado, Bento Munhoz da Rocha Neto, ambos avós de Gustavo, esposo e sócio da chef Juba no restaurante.
Buffet do Flora Cozinha Familiar. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do PovoQuibe cru faz parte do buffet do Flora. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do PovoBuffet do Flora Cozinha Familiar. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do PovoAmbrosia é receita de família e especialidade da chef. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do PovoFachada do Flora, em Curitiba. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do PovoOs livros de receitas das avós da chef. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do PovoFlora Cozinha Familiar. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do PovoAs avós que inspiram a chef Juba Akel. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo $('.galeriaBox1383603889').fancybox()
Em parceria
O buffet do Flora divide espaço com outra casa bem tradicional curitibana, o bar ZéPelin, que mudou da Água Verde para o Alto da XV. O buffet funciona de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30. No sábado, as casas se encontram no almoço, para oferecer feijoada regada a roda de samba. Já nas noites de quarta a domingo, o espaço é todo do ZéPelin.
Serviço