Thumbnail

Bom Gourmet

Bonita e saborosa: três dicas para montar uma marmita perfeita

Cintia Végas, especial para o Bom Gourmet
30/05/2022 14:24
Acabada a folga, é momento de retornar ao escritório e começar a cumprir as promessa para o novo ano. E, sem dúvida, melhorar a alimentação e reduzir os gastos está no topo das metas de muita gente, que aposta na marmita como um meio para isso. Mas como montar uma marmita perfeita? O Bom Gourmet vai te ajudar a resolver essa questão.
Separamos algumas dicas de como montar uma marmita saudável, apetitosa e bonita. Para isso, contamos com a ajuda da coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia da universidade Opet, Camila Pazello, que nos passou algumas dicas. Confira!

Segurança

A primeira preocupação quando se trata de como montar uma marmita perfeita deve ser com a segurança dos alimentos, tanto no que diz respeito a armazenamento quanto transporte. A dica principal para evitar contaminações é sempre separar os quentes dos frios.
“Os alimentos quentes devem ser colocados em embalagem que possa ir ao forno de mico-ondas. O transporte deve ser feito em sacola térmica, se possível com uma bolsinha de gelo colocada embaixo”, explica.
“Já em relação aos alimentos frios, em geral as saladas, o ideal é colocá-los em um pote de conserva que possa ser reutilizado. Molhos e temperos devem ser carregados a parte e inseridos apenas no momento do consumo”, complementa Camila.

Nutrição

Para que a marmita seja nutritiva, ela deve conter proteína, carboidrato e legumes. A proteína pode ser uma carne vermelha, frango, peixe ou porco. “Quem é vegano pode inserir uma carne de soja, cogumelos e leguminosas, como, por exemplo, o grão-de-bico”. Uma guarnição representa a quantia necessária de carboidrato, presente em itens como arroz, feijão, macarrão, lentilha, ervilha e milho.
Quanto aos legumes, eles podem ser cozidos ou preparados no vapor. Abobrinha, berinjela, cenoura, vagem e repolho são sempre boas opções.
“Se quiser deixar a refeição ainda mais completa, pode-se inserir uma fruta como sobremesa. As ricas em vitamina C, como a laranja e o abacaxi, contribuem com a absorção de ferro pelo organismo. São ótimas opções e podem ser levadas inteiras ou picadas.”

Beleza

Uma boa apresentação também contribui para que a comida se torne apetitosa. Ao contrário do que muita gente pensa, uma marmita, assim como um prato, pode e deve ser bonita.
Embalagens com compartimentos permitem que os alimentos sejam separados uns dos outros. Por isso, invista em produtos com divisórias, que possibilitem uma montagem bonita da refeição.
“Outra dica é inserir alimentos de diferentes cores. Quanto mais colorida a comida, mais saudável e bela fica a marmita”, diz Camila.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.