Bom Gourmet
Confeiteiro premiado, Diego Lozano lança seu primeiro livro de receitas
Depois que tomou gosto pela cozinha, um menino de apenas 13 anos quis fazer uma surpresa em casa. Resolveu preparar o mesmo bolo peteleco (aquele de chocolate facinho, em que todos os ingredientes vão para o liquidificador e do liquidificador para a forma) que a sua avó sempre fazia. Só que na preparação, a xícara de açúcar e a colher de sal da receita foram invertidas e o resultado ficou longe do esperado. Foi nesta confusão que nasceu a paixão do chef confeiteiro Diego Lozano pela precisão.
A característica é essencial para a boa confeitaria e assim Lozano iniciou a trilhar esse caminho cheio de açúcar e matemática. O agora chef premiado, conhecido por suas criações inusitadas e deliciosas, como um doce com ora-pro-nóbis e esculturas de chocolate, lançou no fim de agosto o seu primeiro livro.
O “Por uma Confeitaria Brasileira” é uma seleção das melhores criações do chef nos últimos 15 anos. A publicação é direcionada a profissionais da área de confeitaria e também para amadores que se interessam pelo fascinante universo das sobremesas.
Já há alguns anos dedicado ao ensino da confeitaria, Lozano apresenta diversas técnicas de confeitaria no livro, além de, obviamente, receitas e fotos de encher os olhos. A publicação é da Editora Escola de Cofeitaria Diego Lozano e pode ser adquirido no site do confeiteiro.
Por uma Confeitaria Brasileira foi lançado em Curitiba e Itajaí
Lozano esteve na última semana de agosto em Curitiba e no litoral de Santa Catarina para o lançamento do livro. Em Itajaí (SC), o lançamento foi no restaurante Kais Ø, que fica no hotel Mercure Itajaí Navegantes. A casa foi uma das participantes do Festival Bom Gourmet realizado na região em junho deste ano.
Para o evento de lançamento do livro de Diego, o chef Carlos Lopes preparou um almoço exclusivo, privilegiando os ingredientes catarinenses. No menu, linguiça blumenau (Crocante Sabores de SC), manjuba empandada (Taco Caiçara) e peixe namorado (assado em folha de bananeira).
A sobremesa fez justiça ao nome do livro de Lozano. Realmente, uma confeitaria brasileira, combinando farinha de mandioca, sorbet de limão cravo e mexerica e toffee de melado. Inusitado e saboroso como a confeitaria de Lozano.
Serviço
Editora: Escola de Cofeitaria Diego Lozano