Bom Gourmet
Confira receitas para um ano-novo saboroso e cheio de boa sorte
Pular ondas, estourar champagne e abraçar os amigos. A virada de ano pede alguns rituais. Na mesa, isso não é diferente. As receitas de de ano-novo são marcadas pela presença de ingredientes que, segundo a tradição popular, trazem realizações para o ano vindouro. Se sua sorte irá mesmo mudar, não podemos confirmar, mas o que é possível garantir é que sua ceia ficará mais saborosa e, claro, mais animada ao trazer essas tradições para o momento da virada.
Para garantir a sorte no novo ano, há quem evite consumir aves. Isso porque esses animais costumam ciscar para trás e, por isso, são relacionados ao azar. Os porcos, por sua vez, empurram o focinho para frente em busca de alimento. Então, são associados ao progresso e realizações. Por isso, os preparos com a carne de porco costumam estar em todas mesas nas festas de fim de ano.
Um dos cortes de porco preferidos da chef Gabriela Carvalho, do Quintana Restaurante, é o copa lombo. De acordo com a chef, a carne pode ser feita assada ou grelhada, e servida inteira ou fatiada. Por ter uma capa de gordura, o resultado é um prato suculento e saboroso. “Para as receitas de ano-novo, eu adoro preparar o copa lombo fresco e fazê-lo assado com uma marinada simples de vinho branco, alho, cebola, cenoura e ervas como alecrim, sálvia e especiarias”, ensina.
Para acompanhar, a sugestão da chef - e uma das principais tradições gastronômicas da data - é a lentilha, que está associada a um ano de mais prosperidade e riqueza. Seu sabor delicado recebe bem temperos e ingredientes mais intensos, além de ser bastante usada para o preparo de pratos vegetarianos e veganos.
“A lentilha sempre está presente na minha alimentação, inclusive no ano-novo. Eu gosto muito de preparar o grão com especiarias e molho de tomate. Esse é o meu jeito favorito e remete um pouco ao estilo indiano”, conta a chef.
Para fechar a tríade de alimentos para dar sorte, a dica é incluir o romã nas receitas de ano-novo. A fruta tem uma grande quantidade de sementes e, por isso, é associada à fartura. Diz a tradição que quem guardar as sementes na carteira terá abundância e fertilidade no novo ano.
A fruta pode ser incluída como entrada, acompanhamento ou mesmo ser a base para um drink leve e diferente. Esse foi o preparo escolhido pelo Bom Gourmet. Quem ensina é Patrícia Bandeira, do Botanique Oásis.
Confira as receitas de ano-novo e garanta sabor e sorte em 2023*!
(*Usuários do app Gazeta do Povo no Android podem ter dificuldade de visualizar as receitas. Neste caso, acesse o link por meio do seu navegador).

- 1 peça de Copa lombo de 1 kg a 1,5 kg
- 1 a 2 cabeças de alho
- 1 cebola grande cortada em 4 pedaços
- 2 cenouras cortadas grosseiramente
- 2 tomates cortados grosseiramente
- Ramas de alecrim
- Ramas de tomilho
- 500 ml de vinho branco
- 500 ml de suco de laranja
- Em um recipiente ou em um saco plástico, adicione todos os ingredientes e deixe a carne marinando por 24 horas. Mantenha o recipiente ou o saco bem fechados.
- Depois de marinar, acomode a carne com os vegetais da marinada em uma assadeira e cubra com papel alumínio.
- No forno pré-aquecido a 180° C, asse a carne por aproximadamente 50 minutos.
- Em seguida, retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos, até a carne ficar bem dourada e pronta para servir!
- Dica da chef: Coloque dentes de alho descascados em um recipiente bem vedado e cubra com mel para que ele passe pelo processo de cura e fermentação. Deixe-o reservado pelo período de 2 meses para conhecer um sabor surpreendente. No preparo, a chef indica que a mistura seja triturada para temperar a carne de porco.

- 4 dentes de alho
- ⅕ cebola
- 200 g de lentilha demolhada por no mínimo 8 horas
- 1 colher de sobremesa de garam masala
- 2 xícaras de molho de tomate ou 1 latinha de tomate pelati
- Ervas a gosto (a chef recomenda coentro e manjericão)
- Azeite de oliva
- Sal a gosto
- Em uma panela, refogue em azeite de oliva o alho, a cebola e as especiarias.
- Na sequência, adicione as lentilhas, previamente hidratadas, com uma pitada de sal e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos.
- Em seguida, acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar até atingir o ponto desejado.
- Caso a textura fique muito cremosa, acrescente um pouco de água. Finalize com as ervas frescas e sirva!

- 50 ml de Scotch (utilizamos o Ballantines 8 anos)
- 15 ml de grenadine (xarope de romã) da marca 1883 (pode ser encontrado no Mercado Municipal)
- 20 ml de suco de limão-siciliano
- 15 ml de chá verde concentrado (30 g de chá para 500 ml de água)
- Água com gás (quanto baste)
- Misture o Scotch, o grenadine, o suco de limão-siciliano e o chá concentrado. Finalize com a água com gás.
- Dica: é possível fazer a versão sem álcool, com os mesmos ingredientes