Bom Gourmet
Conheça chefs brasileiros que fazem sucesso em cozinhas premiadas no exterior
A Cozinha do Abraço, tema da Mesa São Paulo 2022 realizada no início de novembro, trouxe chefs brasileiros que fazem sucesso no exterior. Caso da chef Alessandra Montgne. Impossível não se emocionar com o depoimento dela, que nasceu na favela do Vidigal e hoje tem três restaurantes em Paris.
Alessandra foi para a França com 21 anos. Estudou, depois cozinhou com chefs famosos, como Alain Ducasse. Um dia viu que não podia negar o seu passado e precisava contar a sua história. Levou as lembranças da casa sempre cheia, o gosto da comida brasileira, a humildade e a simplicidade da família para a sua cozinha.
A carreira solo começou com a abertura do restaurante Tempero. Os críticos foram visitar. Virou capa de revista. Foi a primeira mulher negra estrangeira a sair em uma revista francesa. O poder da autenticidade, de conhecer todos os fornecedores e valorizá-los, usar as Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs) e não desperdiçar comida foram seus ensinamentos.

Levou para o Mesa Tendências o que aprendeu na infância passada no interior de Minas Gerais, quando morou com os avós. “Demorei dez anos para me inscrever numa escola de gastronomia e comecei a existir quando entrei na cozinha profissional. Quando penso que posso inspirar as novas gerações, fico muito feliz.”
Outras histórias inspiradoras de brasileiros que fazem sucesso no exterior foram contadas. Como a de Marcello Ballardin, do restaurante OAK, em Gent, na Bélgica. O primeiro de um brasileiro no exterior a ganhar uma estrela do Guia Michelin.
Ballardin falou sobre o programa de estágio que o governo belga oferece para cozinheiros de outros países, com bolsa de estudos incluída. Interessados devem entrar em contato com o chef que se encarrega de dar mais informações e intermediar o contato.

Ivan Brehm, que comanda o restaurante Nouri, em Cingapura, foi outro dos chefs brasileiros que fazem sucesso no exterior a subir no palco do Mesa São Paulo 2022. Também com estrela do Guia Michelin, ele falou do bloqueio que teve quando viu que suas referências gastronômicas vinham do mundo inteiro.
A partir daí, mergulhou em pesquisas sobre as origens dos pratos e o significado como ingrediente gastronômico. Chegou a um conceito: “Crossroads cooking”, a cozinha que usa a conexão entre povos como combustível criativo.
Para suas pesquisas, Brehm conta com a colaboração de diversos profissionais. São mais de 20 pessoas envolvidas, inclusive de universidades, “para contar a história do que chamamos identidade”.
Mais um do grupo dos chefs brasileiros que fazem sucesso no exterior é Rafael Cagali. Ele tem dois restaurantes em Londres, um recém-aberto, o Elis, e outro, o Da Terra, já com uma estrela do Guia Michelin. No palco do Mesa São Paulo 2022, o chef brasileiro enfatizou a necessidade de cuidar de quem acredita no sonho dele: sua equipe.