Bom Gourmet
Dia dos Namorados traz resultado positivo para setor de alimentação fora do lar
O Dia dos Namorados foi um sucesso para o setor de alimentação fora do lar, o que pode resolver dois dos principais problemas enfrentados pelos estabelecimentos: repassar a inflação para o preço final dos serviços e tornar os negócios lucrativos. No entanto, é preciso ter cautela, pois a ausência de datas comemorativas nos próximos meses pode trazer dificuldades. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 19% dos restaurantes que não abrem as portas nas segundas-feiras, fizeram uma exceção neste Dia dos Namorados. De acordo com Tonin, as pessoas acabaram de receber seus salários, e como presentear e sair para jantar são tradições na data, o clima entre os empresários do setor é de otimismo.
No
mês de abril, 21% dos estabelecimentos da alimentação fora do lar ainda
operavam com prejuízo, 41% estavam com as finanças em equilíbrio e 37% apresentavam
lucro, segundo dados da Abrasel. Mesmo assim, o economista sinaliza que o
desempenho de abril foi o melhor do ano até agora, o que indica melhora.
mês de abril, 21% dos estabelecimentos da alimentação fora do lar ainda
operavam com prejuízo, 41% estavam com as finanças em equilíbrio e 37% apresentavam
lucro, segundo dados da Abrasel. Mesmo assim, o economista sinaliza que o
desempenho de abril foi o melhor do ano até agora, o que indica melhora.
A grande quantidade de datas comemorativas nos primeiros meses do ano impulsionou o setor. Tonin alerta, porém, que a próxima data especial será somente em agosto, o Dia dos Pais.
“Os próximos 60 dias não serão tão fáceis para o setor. Apesar de termos uma perspectiva econômica melhor pela frente, é importante garantir uma reserva para situações imprevistas no futuro. Ainda enfrentamos instabilidade nos preços do gás, energia e mão de obra, que representam custos significativos para o setor”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.