Bom Gourmet
É tempo de Sopa de Cebola! Veja dicas de Caroline Grimm e aprenda a receita do Ile de France
O inverno chegou oficialmente no dia 21 de junho. Junto com ele, dias mais curtos e temperaturas cada vez mais baixas. É tempo de aconchego! E se tem um clássico francês capaz de oferecer isso é a Sopa de Cebola. Considerado um prato das classes mais pobres no passado, a Sopa de Cebola ganhou os salões de restaurantes sofisticados com o passar do tempo. Mas, a simplicidade nos ingredientes se manteve: cebola, manteiga, farinha, caldo de carne, pão velho e um queijo que gratine bem. E, claro, uma boa dose de paciência.
Quem dá a dica da paciência é a criadora de conteúdo Caroline Grimm. Conhecida por suas sagas em busca dos melhores preparos nos restaurantes de Curitiba - até hoje foram seis -, neste mês Caroline visitou 12 restaurantes em 10 dias para provar sopas de cebola e montar o ranking com as suas favoritas.
A criadora de conteúdo, formada chef de cuisine pelo Centro Europeu, conta que buscou na saga a sopa de cebola que mais se aproximasse da receita clássica francesa, que é como ela prepara na sua casa. Na famosa Casa da Gema - que, não amigo leitor que também segue a Caroline no Instagram, não é um restaurante -, são servidas aos sortudos visitantes cumbucas quentinhas da sopa de cebolas sempre muito caramelizadas.
"Eu caramelizo a cebola até ela quase virar uma pasta. Uso uma panela Staub [marca que produz panelas de ferro esmaltadas] de fundo preto e fico pingando água e esperando secar, e pingando água... São quase duas horas nessa tarefa. Fora o tempo antes fatiando a cebola bem fininha no mandolin", conta.
Tanto cuidado tem um objetivo: extrair o máximo de sabor da cebola e, ao mesmo tempo, torná-la quase imperceptível aos olhos e na boca. Outro toque que Caroline considera importante para manter o sabor clássico da sopa é flambar o preparo com conhaque depois de feito o roux e antes de entrar com o caldo.
Aliás, um bom caldo - na receita original se usa o de carne, mas vale de frango e até de legumes - é essencial para uma sopa de cebola saborosa. Da mesma forma, a apresentação em cumbucas e a cobertura com fatias de pão e queijo gratinado não podem ficar de fora.
"Isso dá corpo à sopa, untuosidade, e também ajuda a manter a temperatura, além de adicionar mais uma camada de sabor com a caramelização do queijo gratinado", comenta Caroline, que divulga nesta sexta-feira (23), em seu perfil no Instagram, o resultado da saga da Sopa de Cebola.
A receita de Sopa de Cebola do Ile de France
Um dos restaurantes que recebeu a visita de Caroline nesses dias foi o Ile de France. O Bom Gourmet também esteve por lá, mas antes de provar a sopa, demos uma passadinha na cozinha para ver como o clássico é preparado por lá. Diferente da Sopa de Cebola da Casa da Gema, a do Ile de France é mais clara, não tão caramelizada, e bem amanteigada.
Segundo a sócia-gestora da casa, Marcia Oliveira, essa é uma marca do cardápio do Ile de France e não se pretende mexer nisso. "A sopa de cebola do Ile sempre foi assim, mais clarinha. E isso não mudamos", conta Marcia, que está à frente do projeto de resgate e modernização do restaurante septuagenário.
Como dizem, em alguns clássicos, não se deve mexer. O Ile de France, no entanto, prepara alguma novidades para este verão. Em breve, o cardápio deve ganhar uma nova versão de consommé, com trufas, legumes frescos e uma casquinha de massa folhada. Nós provamos ainda na fase de teste e elegância é a palavra que melhor define.
Mas agora, vamos à receita da Sopa de Cebola do Ile de France para você preparar em casa ou ficar com água na boca e ir até lá provar.
(Leitores que acessam a Gazeta do Povo por meio do app via sistema Android podem ter dificuldades para ver a receita. Nesse caso, recomendamos que entre na página direto do navegador do celular.)

- 150g cebola
- 20g manteiga sem sal
- 15g farinha de trigo
- 300ml caldo de carne
- Torradinhas de pão baguete
- Aproximadamente 30g de parmesão ralado (pode usar gruyère ou emmental)
- Descasque as cebolas, corte em anéis e estes pela metade deixando-as em formato de meia lua fina.
- Em uma caçarola, derreta a manteiga, adicione as cebolas e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Sempre mexendo e cuidando para não deixar queimar.
- Neste momento, você escolherá a cor da sua sopa. Se preferir mais escura, deixe a cebola mais tostada. Atingindo a tonalidade desejada e a cebola estando cozida, acrescente a farinha de trigo lentamente, sempre mexendo.
- Em seguida, adicione o caldo de carne concha a concha, sempre mexendo para que seja incorporado aos poucos. Deixe ferver.
- Assim que estiver com a textura desejada, arrume em uma cumbuca que possa ir ao forno.
- Coloque a sopa, algumas torradinhas de baguete e o queijo parmesão ralado por cima de modo a cubrir toda a superfície.
- Leve ao forno aquecido em temperatura máxima para gratinar.
- Sirva a seguir.
- Sugestão de vinho para harmonizar: Bordeaux leve, “entre deux-mers” ou o frescor dos tintos de Languedoc Roussignon.