Thumbnail

DCIM101GOPRO

Bom Gourmet

Empresa de pescados do Paraná faz campanha de financiamento para ampliar mercado

Caroline Olinda
20/09/2022 17:00
Nascida com a proposta de incentivar o consumo do pescado local e fomentar a economia da pesca, a Olha o Peixe completou quatro anos esse mês com planos de expansão. Por isso, a empresa de impacto social, que em 2020 passou pelo processo de aceleração Bom Gourmet Stage, abriu uma ação para captação de investimento.
A meta é arrecadar R$ 98 mil até o fim de setembro por meio da plataforma Trê Investimentos. A promessa do projeto é que o investidor tenha um retorno de quase 15% ao ano ao longo de 48 meses - com uma carência de 13 meses.
Segundo o idealizador e diretor da Olha o Peixe, Bryan Muller, esse valor é fundamental para o momento de transição da empresa. Inicialmente voltada para atender o consumidor final e restaurantes por meio de encomendas on-line e um clube de assinaturas, agora a Olha o Peixe mira em um mercado mais amplo.
Em breve, planeja Muller, vai ter Olha o Peixe em supermecardos e também na merenda escolar. Para isso, está sendo finalizado em Pontal do Paraná, local onde a empresa é sediada no litoral paranaese, um espaço para beneficiamento, embalagem e congelamento dos pescados.
"Esse valor vai ser uma gordurinha financeira para esse projeto. Com esse recurso, vamos conseguir investir em marketing e trabalhar o comercial para aumentar a nossa escala de venda", explica.

Novo projeto da Olha o Peixe será replicado em outras comunidades pesqueiras

Segundo o empreendedor, a ideia é que essa nova proposta sirva também de modelo para outras comunidades pesqueiras do país. Para tanto, o projeto caminha em parceria também com o Instituto Humanize e Linha d'agua, que apoiam ações socioambientais pela costa brasileira.
"Essa é uma forma de tirar os pequenos produtores da informalidade e garantir uma demanda mais estável e uma previsibilidade maior dos ganhos. A ideia é fazer a partir desse projeto uma receita de bolo, digamos assim, que possa ser replicada em outras comunidades", conta.
Espaço onde será feito o beneficiamento do pescado da Olha o Peixe.
Espaço onde será feito o beneficiamento do pescado da Olha o Peixe.

Empresa de impacto social participou do Bom Gourmet Stage

A iniciativa é mais um passo da Olha o Peixe, que em quatro anos de existência já conseguiu fazer pequenas revoluções no mercado de pescado local. A começar, aproximou o consumidor dos pescadores, ajudou a valorizar a pesca artesanal e os pescados do litoral paranaense.
Ao longo desse período, 109 famílias de pescadores foram impactadas pelo projeto. Além disso, 23 espécie de pescados locais foram levadas ao mercado, com pescadinha, camarão sete barbas, betara e cavala liderando em toneladas pescadas e vendidas.
Em 2020, a Olha o Peixe foi uma das empresas que passou pelo Bom Gourmet Stage, programa de aceleração para startups na área de food service realizado pelo Bom Gourmet. Ao longo de três meses, as 6 empresas selecionadas para participar do programa passaram por mentorias e rodadas de investimentos.
"O que nos chamou atenção na Olha o Peixe na época da seleção foi o fato de ser um negócio que valoriza o produto e o produtor local e tem um impacto social importante dentro de uma comunidade que, entre as principais dificuldades, está a de manter uma cadeia de preços e remuneração justa" , conta a jornalista Talita Boros, hoje a frente da plataforma FoodCo. e uma das coordenadoras do Bom Gourmet Stage em 2020.
Para apoiar a nova ação da Olha o Peixe, é possível investir a partir de R$ 10. Até essa terça-feira (20), o projeto já havia arrecadado 93% da meta de R$ 98 mil.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.