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As redes sociais precisam estar na estratégia de marketing digital de qualquer restaurante, independente do tamanho. Foto: Bigstock.

Gestão e Finanças

Workshop gratuito discute como usar marketing digital para promover restaurantes

Guilherme Grandi
10/02/2020 13:21
“Se não está no Google, não existe”. A afirmação certeira da especialista em marketing Milena Mancini explica a importância de todo negócio, incluindo bares e restaurantes, olhar para o digital e a internet como um meio de conquistar novos clientes. Afinal, todo mundo está com o celular na mão e dá uma olhada nas redes sociais ou mecanismos de buscas na hora de escolher onde ir – além de ser uma forma muito mais prática e barata de publicidade.
Como desenvolver uma estratégia de marketing digital eficaz e sem gastar muito será o tema de um workshop gratuito realizado nesta quarta (12) pelo Sebrae, em Curitiba. O evento terá uma palestra de 50 minutos em que a especialista vai explicar o que os empresários de bares e restaurantes precisam levar em consideração ao utilizar a internet para promover o seu negócio. Depois será realizado um painel com casos de empresas que conseguiram tirar proveito da tecnologia.
“Não basta apenas abrir o negócio e deixar que a propaganda de boca a boca traga os clientes. Hoje em dia é preciso olhar para a internet e saber usá-la, afinal 90% do que consumimos de produtos e serviços passa pelo Google”, explica a especialista da Projetual Comunicação.
A ideia de promover o curso surgiu a partir de uma demanda de empresários e futuros empreendedores ao Sebrae. A coordenadora estadual de turismo da entidade, Patrícia Albanez, diz que eles chegavam com muitas dúvidas sobre como ganhar escala em um mercado tão competitivo como o de gastronomia, e também como se diferenciar para chamar a atenção.
“Vimos a necessidade de qualificar os profissionais para esta nova era, de analisar a performance deles no mundo digital, quem são as pessoas que consomem conteúdo pelas plataformas, e como tornar o restaurante acessível tanto no ambiente online como no off-line”, analisa.
Estratégia online
Entre os assuntos que serão discutidos no workshop está o planejamento
das ações, quanto se deve investir em determinada plataforma e qual é a mais
rentável para o negócio. Milena explica que não há uma receita de sucesso ou
uma fórmula mágica. Tudo vai depender do tamanho do negócio, quanto o
empresário está disposto a gastar e, principalmente, o tempo que ele tem para
criar conteúdo sobre o negócio dele.
A especialista pontua que ferramentas como um site e o cadastro no Google Meu Negócio são os primeiros itens a serem pensados na estratégia de marketing digital.
O site deve ter as informações sobre o restaurante, como a temática e o cardápio (pode ser sem os preços, já que alguns itens são alterados constantemente), um mapa da localização criado pelo Google Maps mesmo, e uma galeria de fotos do Instagram, gerada através de aplicações simples disponíveis em alguns modelos. Há opções de hospedagem com criador automático de sites a partir de R$ 19,90.
Já o Google Negócios é uma ferramenta gratuita que reúne informações
sobre o serviço do restaurante, como fotos, endereço, telefone e horários de
atendimento, fácil de ser configurada – mas que deve ser atualizada
constantemente.
Redes sociais
Entre as principais plataformas disponíveis, a especialista diz que o Instagram é a mais importante para a gastronomia. Foto: Unsplash.
Entre as principais plataformas disponíveis, a especialista diz que o Instagram é a mais importante para a gastronomia. Foto: Unsplash.
Outra parte essencial da estratégia é estar presente nas principais redes sociais, como o Instagram, o Facebook e o aplicativo de mensagens WhatsApp. Essas plataformas funcionam como se fosse um boca a boca no meio digital.
“As pessoas se baseiam nas opiniões de outras pessoas. As redes sociais ajudam a amplificar isso e alcançar um número maior de potenciais clientes. No entanto, cada uma delas tem uma estratégia diferente, com demandas e abordagens específicas”, analisa a especialista.
As redes diminuíram o alcance orgânico das postagens -- ou seja, sem pagar o alcance aos usuários não é o mesmo -- mas é possível impulsionar as publicações ou criar anúncios.
Milena afirma que quem está começando um novo negócio ou tem pouco dinheiro para investir, estas plataformas dão uma boa ajuda – e elas próprias vão mostrando ao empresário quanto vai custar um determinado conteúdo de acordo com o alcance que ele precisa. “Se a verba é pequena, aposte em uma plataforma só”, diz.
Comida é Instagram
Na opinião da especialista, o Instagram é a rede mais importante para o setor de gastronomia, por trabalhar com fotografias e ter um alcance orgânico maior do que as outras. Para se ter uma ideia, só a #food tem mais de 370 milhões de publicações, o que mostra a importância da plataforma.
É sempre recomendável publicar fotos bem produzidas dos pratos oferecidos e do ambiente, além de chamadas para ações especiais, como cardápios temáticos, promoções, e assim por diante.
A frequência, segundo estudos de mercado, é postar diariamente pelo
menos uma foto no feed do perfil e até cinco publicações no Stories, de
preferência com diferentes conteúdos ou sequências lógicas. E não centralizar
todas as postagens em um único horário do dia, o melhor é pulverizar em vários
momentos para sempre aparecer na tela dos usuários.
“O YouTube também é uma rede em ascensão que permite um lindo trabalho no setor de gastronomia: canais de receitas tem altíssimo volume de acessos”, completa.
Workshop
Todos estes conceitos serão discutidos no workshop do Sebrae-PR, junto
de uma dinâmica de relacionamento em que os participantes terão de conversar
entre si e trocar experiências em rodadas rápidas de cinco minutos. São 50
vagas abertas apenas para profissionais que trabalham diretamente com
gastronomia. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site.
O workshop será na quarta (12), às 15h30, na Rua Caeté, 150, Prado Velho. Outras informações pelo 0800 570 0800.
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