Thumbnail

Restaurantes

Chef do Copacabana Palace vai comandar restaurante do Hotel Rayon em Curitiba

Talita Boros Voitch
18/10/2018 18:49
Além de revelar novos chefs que ganham destaque nacional e até internacional, Curitiba se consolida cada vez mais como cidade que atrai cozinheiros premiados. O último a anunciar sua vinda para a capital paranaense é o paulistano Kazuo Harada, 35, que comandou o Mee no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, onde ganhou uma estrela Michelin por três anos consecutivos. A partir de novembro, o cozinheiro vai comandar o HAI YO, novo restaurante oriental do Grand Hotel Rayon, no Centro.
Chef Kazuo Harada desembarca em Curitiba para inaugurar o HAI YO no Grand Hotel Rayon. Foto: Geisa Borrelli
Chef Kazuo Harada desembarca em Curitiba para inaugurar o HAI YO no Grand Hotel Rayon. Foto: Geisa Borrelli
Harada desembarca em Curitiba para ficar e destaca que está totalmente focado no novo empreendimento. “Estou indo todos os dias pessoalmente para acompanhar o processo de relacionamento com os fornecedores locais, nas hortas. Meu foco agora é total Curitiba”, diz.
O chef reconhecido por fazer uma cozinha com bastante técnica e sem pirotecnia, deixou o Mee, no Copacabana Palace, em junho após três anos após divergências sobre o futuro do restaurante. Nascido em São Paulo, Harada é conhecido pelo trabalho minucioso no sushi bar e apresentações refinadas. Trabalhou também em parceria com o sino-americano Ken Hom, considerado um dos maiores nomes da cozinha chinesa mundial.

Viagem pela Ásia

O HAI YO será um restaurante oriental tradicional com toques contemporâneos. A proposta do menu é oferecer uma viagem pela Ásia, com pratos da China, Japão, Tailândia, Vietnã e Malásia. “A ideia é expandir o conhecimento do público de Curitiba para a culinária asiática”, afirma o chef.
Mesclando técnicas orientais e ingredientes frescos, Kazuo traz para Curitiba criações à la carte que o acompanham na carreira, como a costela de Wagyu, o Hong Kong Praws, um camarão com nozes caramelizadas e o salmão com missô japonês e gema de codorna.
O HAI YO também vai servir dois menus degustação: o oriental, composto por três entradas frias e sete pratos quentes, e o japonês, com três entradas e uma sequência de 11 niguiris. “Vamos mudar as opções diariamente dependendo da disponibilidade de ingredientes”, diz o chef Kazuo.
O salão do HAI YO terá para 50 pessoas e decoração assinada por arquiteto Eduardo Mourão. As obras, segundo o chef, estão a todo o vapor. O restaurante deve abrir primeiro em soft opening para depois funcionar de terça-feira a sábado, das 19 às 23 horas.
Com a inauguração do HAY YO, o Rayon volta a ter dois restaurantes. Atualmente no hotel funciona só o Garbo, restaurante que serve almoço executivo de segunda à sexta e feijoada aos sábados. Os dois restaurantes tem cozinhas e salas separadas.
No lugar do HAY YO já funcionou no passado o restaurante Galla. A inauguração da nova casa faz parte do projeto de reestruturação do hotel que em fevereiro desse ano voltou sob a gestão da família Borcath, a mesma que o inaugurou em 1993. Ao longo dos anos, o Rayon passou por várias gestões e chegou a ficar fechado por um ano para reformas.
A abertura de um restaurante chefiado por um cozinheiro estrelado faz parte da estratégia dos donos de colocar o hotel no mapa da alta cozinha curitibana.
Serviço

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail