Thumbnail

Fazenda Urbana. no bairro Cajuru, é um exemplo de food design. Espaço recebe o encerramento do evento.

Mercado e Setor

Encontro latino-americano de food design debate futuro da gastronomia

Diogo Dreyer, especial para o Bom Gourmet
13/10/2021 16:31
Nos próximos quatro dias, Curitiba será o centro do debate latino-americano sobre soluções que impactem a comida e a gastronomia no mundo pós-pandemia. Negócios locais e criativos, empreendedorismo, indústria e serviços serão alguns dos temas debatidos no 9º Encontro Latino Americano de Food Design. O evento começa nesta quarta-feira (13) e termina no sábado (16) com uma agenda de encontros online e atividades presenciais. As inscrições são gratuitas.
“O tema deste ano é o ‘replantar’, num paralelo com o momento que atravessamos, de expectativa do fim da pandemia, e do debate sobre o novo ciclo que está se iniciando na gastronomia com as mudanças pelas quais passamos”, explica um dos organizadores do evento, Luiz Mileck, da Associação Locavorismo do Brasil.
“E o food design, com suas metodologias e ferramentas, é uma potência para ajudar o setor a sair da crise, criando novos produtos, serviços, cadeias e empresas”, avalia.
A programação do encontro conta com painéis de debates com "cases" relevantes para os cenários econômicos e culturais atuais, além do painel acadêmico, com uma seleção dos dez melhores trabalhos enviados por pesquisadores do Brasil, América Latina e Europa. Participam nomes como Andrea Stambuk (Bolivia), Pedro Reisig (Argentina), Andres Sicard (Colombia), Elaine Azevedo (Brasil), Matilde Lombardi (Uruguai) e Cristian Uhlman (Brasil).
No sábado será lançado o Observatório Brasileiro de Food Design, que vai mapear e fomentar ações do setor no Brasil. O lançamento acontece na Fazenda Urbana de Curitiba e terá transmissão nas redes sociais do encontro.

Food design?

Encontro termina com tradicional roda de mate. Este ano, tradição será transmitida online.
Encontro termina com tradicional roda de mate. Este ano, tradição será transmitida online.
Luiz Mileck explica que o conceito inclui qualquer ação que melhore a relação das pessoas com a comida. “Essas ações podem se referir tanto à concepção do produto ou material comestível em si quanto ao seu contexto, espaços, interfaces, experiências, processos, práticas e territórios envolvidos com os alimentos”.
“A erva-mate e todo o seu conhecimento ancestral e implícito, teve todo um ciclo econômico e social atrelado a ela. Isso é food design. Já um exemplo atual é a Fazenda Urbana de Curitiba, que reúne os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis dentro da cidade”, elenca.
Não à toa, o evento se encerra com uma tradicional roda de mate promovida nos encontros latino-americanos de food design. Mas, desta vez, será realizada em formato híbrido a partir da Fazenda Urbana e transmitida digitalmente no Instagram do evento.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://bit.ly/Replantar.
Programação completa e mais informações no site do evento.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.