Thumbnail

Produtos & Ingredientes

90% do sal de cozinha do mundo têm partículas de microplásticos

Guilherme Grandi
22/03/2019 22:40
Atenção: o sal que você usa para temperar a comida está contaminado com microplástico, o mesmo tipo de produto que o mundo tenta combater banindo os canudinhos. É o que aponta um estudo do Greenpeace realizado com 39 marcas de sal de 21 países, entre eles o Brasil. Apenas amostras colhidas na China, na França e em Taiwan não apresentaram partículas de microplásticos.
Estudo do Greenpeace aponta que 90% do sal de cozinha do mundo podem estar contaminados com microplásticos. Foto: Unsplash.
Estudo do Greenpeace aponta que 90% do sal de cozinha do mundo podem estar contaminados com microplásticos. Foto: Unsplash.
O estudo conduzido pelo professor Seung-Kyu Kim, do departamento de ciências marinhas da Universidade Nacional de Incheon, na Coreia do Sul, constatou que os níveis de poluição de plástico nos oceanos está atingindo um patamar que coloca em risco a saúde humana e o ecossistema marinho. A região da Ásia, mais precisamente os mares da Indonésia, tem os maiores índices de contaminação no planeta.
Mas isso não quer dizer que os moradores de outros continentes estão livres de contaminação. Ao Greenpeace East Asia, o professor afirmou que um adulto pode estar consumindo muitas centenas de microplásticos a cada ano. Se considerar apenas a contaminação na Indonésia, este consumo pode chegar a 2 mil unidades ao ano apenas presentes no sal usado na cozinha.
“Os resultados sugerem que a ingestão humana de microplásticos através de produtos marinhos está fortemente relacionada às emissões de plástico em uma determinada região. Para limitar nossa exposição a microplásticos, medidas preventivas são necessárias, como controlar a descarga ambiental de plásticos mal geridos e, mais importante, reduzir o desperdício de plástico”, afirma.
Segundo o Greenpeace, a pesquisa foi feita com base em estudos anteriores de poluição microplástica em sal, mas agora de uma forma mais ampla de análise da contaminação. “Estudos recentes descobriram microplásticos em frutos do mar, animais selvagens, água da torneira e agora no sal. Não há como escapar desta crise dos plásticos”, disse Mikyoung Kim, ativista da instituição na Ásia.
As salinas da Indonésia estão entre as mais contaminadas do mundo segundo o Greenpeace. Foto: Visualhunt.
As salinas da Indonésia estão entre as mais contaminadas do mundo segundo o Greenpeace. Foto: Visualhunt.
Ao Bom Gourmet, o Greenpeace afirmou que o Brasil teve uma marca de sal de cozinha analisada pela pesquisa, mas não informou qual foi ela. “O objetivo desta pesquisa não é atacar as marcas de sal, mas sim mostrar que a poluição de plásticos na água do mar afeta os sais”, disse em uma nota à reportagem.
Também foram analisadas amostras de sal da Alemanha, Austrália, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, Itália, Coréia do Sul, Paquistão, Reino Unido, Romênia, Senegal, Tailândia e Vietnã.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.