Thumbnail

Customer review satisfaction feedback survey concept. User give rating to service experience on online application. Customer can evaluate quality of service leading to reputation ranking of business.

Negócios e Franquias

Como ser bem avaliado pelos clientes do seu restaurante

Guilherme Grandi
14/07/2022 12:00
Você oferece um cardápio completo com toda a
atenção do mundo, mas as suas avaliações nos sites especializados e redes
sociais não saem do lugar – ou até baixam de repente. O que está acontecendo?
O modo como os clientes veem o restaurante é
muito subjetivo, o que é bom para uns pode não ser para outros. E tentar
agradar de igual para igual pode acabar piorando a situação.
Acredite: nem mesmo as grandes marcas conseguem
ter pontuação máxima em todos os quesitos. Uma pesquisa recente da consultoria
SoluCX revelou que marcas como Outback, Chiquinho Sorvetes e Croassonho são as
mais bem avaliadas pelos consumidores no segmento de alimentação.
Mas, o que levou a esse resultado em nichos de
atuação tão diferentes? Não há uma fórmula mágica, e até mesmo o campeão Outback
teve pontos negativos apontados pelos clientes, como o custo-benefício do que é
oferecido.
No entanto, Alex Pereira, head de marketing da
SoluCX, explica que o serviço atencioso e prestativo supera essa questão,
mostrando como o cliente pode ser fidelizado mesmo se a frequência ao
restaurante não cabe sempre no bolso dele.
“Isso representa claramente que a experiência do cliente, mesmo com o custo-benefício um pouco mais caro, se consegue fidelizar ele. E o ranking também é inversamente proporcional”, comenta.
Além destas três marcas, a pesquisa apontou
redes como McDonald’s, Habib’s e Burger King entre as mais populares segundo os
clientes.
Ao podcast Mercado Gastronômico, uma produção da Gazeta do Povo e da Pinó em parceria com a Meta, o head da SoluCX conta como o seu restaurante pode trabalhar a boa avaliação e a fidelização dos clientes com técnicas e estratégias simples de gestão.
Ouça abaixo:
Aproveite e assine gratuitamente a newsletter do Bom Gourmet Negócios, para receber semanalmente no seu email as principais notícias do mercado de gastronomia: