Thumbnail

Pesquisa analisa o consumo de refeições fora de casa e dos serviços de delivery por consumidores paranaenses.

Bom Gourmet

Pesquisa revela hábitos dos paranaenses ao comer fora e pedir delivery

Bom Gourmet
31/10/2023 20:49
Já parou para pensar em quantas vezes por mês você se alimenta fora de casa? E pedidos por delivery, consegue fazer a conta de quantos costuma fazer? No Paraná, 72% da população almoça fora pelo menos uma vez por mês e 64% escolhem jantar fora na mesma frequência. É o que revela o “Panorama de Consumo – Refeições Fora do Lar e Delivery”, pesquisa realizada pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR que analisa o consumo de refeições fora de casa e dos serviços de delivery por parte da população do estado do Paraná.
Segundo a pesquisa, que entrevistou 435 pessoas de diferentes regiões do estado, a refeição fora de casa mais frequente foi “almoçar” (72%), com 31% afirmando que almoça cinco ou mais vezes por mês fora de casa. Na sequência, com uma porcentagem próxima, fica o “jantar” (64%). Mas aqueles que recorrentemente fazem o “café da manhã” (48%), o “café ou chá à tarde” (50%) e o “happy hour” (57%) em restaurantes também registraram percentuais elevados e semelhantes aos da maioria.
O levantamento aponta ainda que 50% das refeições são feitas fora de casa por necessidade, como por exemplo, devido ao trabalho presencial. Quando perguntadas sobre a frequência de realizar essas atividades, as pessoas que trabalham no formato híbrido possuem maior tendência a comer fora – pelo menos uma vez por mês, 84% jantam e outros 82% almoçam fora de casa, número maior do que quem possui uma rotina presencial (63%). Quanto às companhias durante essas refeições fora do lar, 74% dos entrevistados vão em família, seguidos por amigos (53%) e por quem almoça sozinho (39%).
Para a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, os resultados indicam que os paranaenses estão em busca de uma opção de lazer e de convivência social, além da necessidade de comer no dia a dia. “A pesquisa nos auxilia a entender esse cenário, para poder dar suporte a quem empreende, que está planejando novas ideias para o seu negócio, em busca de melhores formas de se posicionar. Ela vai ajudar quem empreende a entender melhor sobre o comportamento do consumidor”, comenta.

Uma escolha bem pensada

A pesquisa realizada pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR também coletou informações sobre hábitos, preferências, experiências e expectativas relacionadas às refeições fora de casa e aos serviços de delivery entre os paranaenses.
Entre os principais aspectos envolvidos na decisão ao escolher um bar café ou restaurante para visitar, em uma escala de zero a dez, os pontos mais procurados são a “qualidade da comida” e a “higiene e limpeza”, ambos com nota de 9,5, e o “atendimento ao cliente”, com 9,2. “Produtos saudáveis”, “responsabilidade social”, “sustentabilidade” e “origem local dos insumos” também ficaram entre os parâmetros mais pontuados.
Sobre as características mais buscadas pelos consumidores nos estabelecimentos, as preferências ficaram entre “rodízio” (8,8), seguido por “buffet” (8,7) e “opções à la carte” (8,1). As opções de “pratos executivos ou feitos” (7,9) e “cardápios em QR code” (6,8) aparecem na sequência.
“O empreendedor contemporâneo precisa estar antenado às mudanças de comportamento do consumidor para se adaptar e se manter competitivo e até mesmo aproveitar novas oportunidades”, aponta o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Diego Bagatini, destacando a velocidade das transformações no cenário.

Pedidos para entrega

O “Panorama de Consumo – Refeições Fora do Lar e Delivery” também apresenta o comportamento dos paranaenses em relação a pedidos de entrega, com 18% afirmando pedir alimentos de aplicativos, como iFood e Rappi, cinco ou mais vezes por mês. A maior parcela (30%) pede entre uma e duas vezes mensalmente e 22% não consomem o serviço.
A entrega própria pelos estabelecimentos, com pedidos via telefone, WhatsApp ou aplicativo local, teve números similares, com 34% afirmando pedir entre uma e duas vezes. Outros 25% afirmaram não realizar pedidos nesses formatos.
No modelo delivery, os atributos mais buscados pelos consumidores são as “opções de pagamento” (8,9), “atendimento ao cliente” (8,5), “precisão do pedido” (8,4) e “embalagem adequada “(8,4). Quando questionados sobre os aspectos mais valorizados, os clientes buscam por “higiene e limpeza” (9,3), “qualidade da comida” (9,2) e atendimento ao cliente (9,0).
“Não há uma receita de sucesso, mas olhar para este quadro de consumo dá ideia de nichos e oportunidades que têm maior chance de sucesso diante do perfil do consumidor no pós-vacina da covid-19”, analisa Patricia Albanez.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.