Thumbnail

Pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes mostra os desafios do setor no primeiro semestre do ano.

Bom Gourmet

Pesquisa revela que inflação fez 62% dos bares e restaurantes alterarem o menu em 2022

Bom Gourmet
22/09/2022 14:05
Nova pesquisa da série Covid-19, realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), pela consultoria Galunion e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), realizada entre os dias 11 e 30 de agosto,  ouviu 830 empresas de todo o país, que representam mais de 15 mil estabelecimentos. 62% dos empreendimentos relataram alterações no menu devido a problemas de abastecimento ou à inflação.
A pesquisa mostrou que para driblar o aumento de custos dos insumos, 63% dos estabelecimentos têm focado em reduzir desperdícios e 57% têm comprado de novos fornecedores para continuar tendo rentabilidade.  De acordo com o diretor executivo da ANR, Fernando Blower,  tem sido um desafio imenso para os empresários do setor lidarem com a inflação de alimentos.
“Sem poder repassar esses custos, as empresas penalizam margens que por vezes estavam justas e comprometidas com o passivo da pandemia", afirma. 
Para Rogério Barreira, presidente do IFB, apesar dos desafios da alta dos alimentos, a quantidade de consumidores que estão retomando os seus hábitos de consumo vem aumentando de forma gradual, o que o leva a ter expectativas positivas nesta questão.
A maioria das 598 empresas independentes e 232 redes ouvidas, afirmaram uma melhora nos negócios nos primeiros seis meses de 2022. 57% disseram estar com faturamento superior ao primeiro semestre de 2021.
37% ainda têm dívidas da Pandemia
78% acreditam que todas serão quitadas em até dois anos
Além disso, no caso de restaurantes com mais de 10 anos no mercado, 70% tiveram faturamento acima do primeiro semestre de 2021 e 70% devem fechar o primeiro semestre com lucro. Por outro lado, 37% ainda estão com dívidas e atrasos de pagamento, enquanto 78% dessa faixa acreditam que todas serão quitadas em até dois anos.
Segundo Simone Galante, CEO da Galunion e responsável pela pesquisa, ter uma visão do futuro e acompanhar as tendências que surgem no foodservice será um grande diferencial para que as marcas continuem crescendo e conquistando bons resultados em meio aos entraves do cenário atual.
“Temos temas importantes em pauta para o futuro. Entre eles, a personalização e customização por meio de plataformas que integram dados dos clientes às ações de ativação, o conceito de ESG, com foco em sustentabilidade e no impacto ambiental e a busca por novas formas de comprar e vender com mais agilidade e rapidez”, finaliza.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.