Pessoas
Conheça Joel Troib, à frente da Badida e restaurateur do ano
À frente da Badida há 22 anos, Joel Troib é a alma do negócio. Acompanha de perto toda a gestão da churrascaria e nunca sai do salão onde recepciona os clientes. Nesta edição do Prêmio Bom Goumet, ele foi eleito melhor Restaurateur, na categoria do especial 10 anos, com os votos de Gabi Mahamud, Guilherme Guzela, Guilherme Rodrigues, Jussara Voss e Ricardo Filizola.

Não tem um dia que ele não esteja lá. Pode ser recebendo as pessoas na porta, circulando pelo salão ou tratando de um ou outro assunto interno, enquanto o restaurante fervilha de clientes. Engenheiro civil por formação, Troib, de 56 anos, sempre esteve diretamente ligado à Badida, que se confunde com a história de sua família.
A churrascaria foi fundada em 1983 por seu pai, Bernardo (o Badida), que em vez de continuar fazendo churrasco apenas para os familiares e amigos próximos, passou a oferecer também ao público, para reforçar a renda familiar. A casa, pioneira em servir carne à la carte em Curitiba, passou, a partir de 1997, para o comando de Troib, que manteve os clássicos, como o couvert (“o famoso couvert do Badida”).

Inovou trazendo alguns cortes internacionais que antes não existiam por aqui. Sempre atento às sugestões dos clientes – o papel de um bom dono de restaurante –, acompanhou as transformações do segmento e adaptou-se à demanda crescente por mais qualidade, diversidade e maciez.
Em 2014, em sociedade com dois ex-garçons, levou a marca para o ParkShoppingBarigüi. Mas a grande provação da casa queridinha do curitibano foi a mudança de endereço em 2012. A especulação imobiliária não permitiu mais a manutenção do aluguel do imóvel na Avenida Batel e Troib tratou de providenciar sede própria, adquirindo um terreno na Avenida Sete de Setembro, a algumas quadras dali.
E aí, apesar da resistência de alguns clientes cativos, que tinham a história de vida relacionada ao antigo local, o Badida só cresceu. Com Joel Troib à frente de tudo, das compras nas madrugadas no Ceasa ao abraço no cliente na porta da churrascaria, da administração à busca da satisfação que sempre exige em sua casa. E as premiações que a Badida recebeu são a comprovação desse sucesso: nestes 10 anos, seu couvert e os cortes diversos de carnes foram indicados 25 vezes ao Prêmio Bom Gourmet. E ganharam por inúmeras vezes, entre elas neste ano, na categoria Carne.
Serviço
Onde: Badida Sete: Avenida Sete de Setembro, 6045, Seminário – (41) 3243-0473; Badida Barigüi: ParkshoppingBarigüi, área gourmet – (41) 3373-0300.