Bom Gourmet
Melhora da economia é oportunidade para estabelecimentos aumentarem margem de lucro, recomenda economista
Passado o último mês do primeiro semestre de 2023, os indicadores econômicos se mostram favoráveis e apontam para um bom desempenho, com baixa inflação, queda de juros e economia global em recuperação. A redução da taxa de desemprego e a queda na cotação do dólar são as principais razões para esse cenário, de acordo com João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
De acordo com o IBGE, no segundo semestre de 2023, o Brasil atingiu a marca de 8% da população desempregada, menor índice em nove anos. Tonin explica que, com mais pessoas empregadas, há mais renda em circulação, o que, quando aliado à queda da inflação, melhora o poder de compra das famílias.
O IPCA — Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo — projetado para o final do ano é de 4,9%, enquanto o GPM está em -2,93%. Para o economista, a redução na inflação está ligada à queda na cotação do dólar, que atingiu R$4,72. Tonin explica que, com isso, insumos importados se tornam mais baratos, o que pode aumentar a margem de lucro das empresas e as auxiliar a oferecer preços mais competitivos.
“Neste momento, é importante ficar atento a oportunidades. Com preços mais competitivos de insumos, não podemos nos dar ao luxo de manter estoques elevados. Devemos buscar novos fornecedores, para garantir insumos com preços mais competitivos. É hora de focar na melhoria da margem de lucro, criando uma base sólida para aproveitar com tranquilidade oportunidades que surgirem nesse segundo semestre. Mantenha os olhos abertos e esteja preparado para o que está por vir”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.