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Quem é Salt Bae, o chef que serviu o venezuelano Nicolás Maduro
O gesto teatral de polvilhar sal grosso em cima das carnes se tornou sua assinatura. Diariamente, Salt Bae manda seus fãs à loucura com vídeos ousados, divertidos e surpreendentes postados no Instagram, onde conta com milhões de seguidores (mais de 15 milhões em setembro de 2018).
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O chef turco, que hoje é dono da rede de restaurantes Nusr-Et, com unidades em várias cidades, de Istambul (a primeira) a Nova York, passando por Miami e Dubai, virou uma sensação na internet nos últimos anos. Seus clientes são do calibre de David Beckham, Leonardo Di Caprio e Beyoncé.
Entre a desossa de uma carcaça bovina, um filé servido a Diego Maradona e uma foto emulando o Poderoso Chefão, Salt Bae tem ainda o tempo de se envolver em polêmicas. Como quando publicou uma foto fumando um charuto com uma imagem de Fidel Castro ao fundo.
Nesta semana serviu carré de cordeiro e entreteve o presidente venezuelano Nicolás Maduro e a primeira dama Cilia Flores enquanto jantavam em seu restaurante em Istambul, na Turquia. O post – em seguida deletado – gerou uma onda de críticas. O site de avaliações Yelp teve que fechar as resenhas sobre a unidade de Miami.
Até o chef brasileiro estrelado Felipe Bronze (do Oro, no Rio de Janeiro) xingou Salt Bae em sua conta no Instagram: “Eu achava esse @nusr_et uma figuraça. Mas parece que é só um idiota mesmo”. A posição do brasileiro dividiu opiniões.
Quem é Salt Bae
Nascido em 1983 na Turquia, Nusret Gökçe – este é seu verdadeiro nome – de uma família pobre (o pai trabalhava em minas), começou aos 14 anos num açougue. “Trabalhava mais de 13 horas por dia na cozinha. A minha vida não mudou. Ainda trabalho da manhã até meia-noite”, disse em entrevista à NBC, em 2017.
Em 2010, abriu seu primeiro restaurante em Istambul com apenas oito mesas e dez funcionários. Em seguida viajou para Argentina e Estados Unidos para estudar a indústria das carnes. Após receber o aporte de um importante empresário turco começou a expansão. Hoje a rede conta com 14 casas espalhadas no Oriente Médio e nos Estados Unidos.
Sua fama decolou em janeiro de 2017 quando ele postou um vídeo chamado de Ottoman Steak, em que fatia um suculento prime rib e finaliza, à sua moda, com sal grosso. A partir daí, seu gesto foi emulado por milhares de internautas.
Os restaurantes levam seu nome Nusret ao qual ele adicionou o hífen para frisar a sílaba et (Nusr-et) que em turco significa carne.
Apesar da fama, a crítica gastronômica nem sempre foi positiva. Steve Cuozzo, do The New York Post’s chamou ele de “enganador n.º 1”. O jornalista gastou 521 dólares num jantar para três pessoas e ainda levantou da mesa com fome. Sem contar com a baixa qualidade da comida, segundo o crítico: batatas fritas nível cantina do colégio, carne sem sabor e dura como a sola do sapato.