Receitas e Pratos
Mousse de espumante: leveza e elegância em forma de sobremesa
O espumante é um tipo de vinho conhecido por suas borbulhas (ou perlage, que vem do francês perle, de pérolas), que cai bem no verão, dada a sua leveza e refrescância, já que costuma ser servido em temperatura média de dez graus. Além de ser deliciosa quando servida pura, em taças, a bebida pode dar aquele toque a mais em receitas quando entra como ingrediente, especialmente de doces. É o caso dessa mousse de espumante ensinada pelo chef Juliano Dias, do Grand Mercure Curitiba Rayon.
O toque de espumante dá um sabor leve e elegante à receita, que pode ser servida pura ou com frutas, como com morangos in natura ou pêssegos em calda.
A mousse também vai muito bem em montagem de verrines, intercalada com camadas de pão-de-ló e de coulis de frutas.
- 240 g de gemas de ovos
- 120 g de açúcar refinado
- 20 g de gelatina em pó sem sabor
- 100 ml de água
- 70 ml de leite integral
- 140ml de espumante
- 400 ml de creme de leite fresco batido chantilly
- Coloque água para fazer um banho-maria. Em um bowl, coloque as gemas, o açúcar e o espumante e leve ao banho maria. Mexa até engrossar, reserve até esfriar.
- Em seguida, bata o creme de leite em ponto de chantilly e reserve. Hidrate a gelatina com a água e reserve por cinco minutos. Em seguida, leve ao fogo ou ao micro-ondas para derreter.
- Após derretido, coloque em cima da mousse e em seguida coloque aos poucos o creme de leite batido. Depois, é só levar para resfriar, até que adquira consistência firme.
- Para servir, você pode acompanhar com frutas, como morangos.

Um ponto importante no preparo é o cuidado na hora de dissolver a gelatina em pó sem sabor. De acordo com o chef, para hidratar o ingrediente na versão em pó, deve ser usada cinco medidas de água para cada grama em pó. Se você usar, por exemplo, 20 gramas de gelatina em pó, como na receita, deve utilizar 100 ml de água.
“A água deve ser colocada em um pote e o pó da gelatina deve ser acrescentado aos poucos, como se estivesse polvilhando. Depois, é só deixar descansar por cinco minutos”, ensina o chef.
Quando a gelatina estiver endurecida, é hora de derretê-la. “O processo pode ser feito em uma panela no fogo, mexendo com uma espátula, ou no micro-ondas”. No aparelho, o derretimento não deve ultrapassar os 20 segundos.
O ponto da gelatina para agregar à receita, segundo Juliano, deve ser líquido, e o ideal é adicionar um pouco do creme frio mexendo levemente para resfriá-lo e, em seguida, misturar o restante do creme.