Thumbnail

Bolinhos de siri com toque de coco ficam com casquinha crocante por fora e recheio cremoso por dentro.

Receitas e Pratos

Bolinho de siri ao toque de coco, a cara do final de semana de primavera

Luiz Augusto Xavier, do blog Panela do Anacreon
22/10/2021 20:27
Talvez seja o petisco mais popular na praia: casquinha de siri. Difícil encontrar quem curta um chopinho à beira mar ou quem quer uma entrada para almoço no litoral que não peça uma casquinha para se deliciar.
A carne de siri – como a do caranguejo, de maneira geral – é muito delicada, leve, de sabor suave e combina muito bem com os temperos básicos de qualquer refogado: cebola, tomate e salsinha. E quando ganha uma crosta ao sair do forno, então, é de dar água na boca.
Mas não é todo mundo que dispõe das casquinhas em casa, para colocar a carne de siri temperada por cima. Primeiro, porque são mais difíceis de encontrar e, quando isso ocorre, são praticamente descartáveis, por se tratar de matéria orgânica. Ninguém vai ficar lavando carapaças de siri e guardando de volta, não é?

Bem crocantes!

Mas nem só em casquinhas é que se aproveita o siri. Lembro de ter publicado aqui (quando ainda era a revista Bom Gourmet) uma receita de Jambalaia de siri, prato completo, com arroz, deliciosa. Mas o bichinho também se dá muito bem numa moqueca e algumas outras variações brasileiras, pois combina muito bem o leite de coco.
Pensando nisso, veio a ideia. E por que não um bolinho de siri? Mas com o toque de coco que a cativante comida nordestina nos proporciona (assim como a tailandesa e de seus vizinhos do Sudeste Asiático).
Há algumas receitas por aí. Essa aqui é uma compilação de algumas delas, que permite variações, de acordo com o gosto e com as preferências de cada. Só posso garantir que os bolinhos ficam muito gostosos. Crocantes por fora e bem cremosos por dentro.
Vamos encarar? Bom apetite!
*A louça é da CW.Cristiana Wolf Ceramicas (@cristiwolf). O guardanapo, da Carola Home (@carolahomebr).
  • ½ kg de carne de siri
  • 1 cebola picada bem fininha
  • 1 talo de alho-poró picado bem fininho
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 200 ml de leite de coco 
  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
  • 3 colheres (sopa) de salsinha picada
  • ovos batidos e farinha de rosca para empanar
  1. Retire a carne de siri da embalagem, lave em água corrente e escorra bem toda a água. Numa frigideira larga, despeje o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho-poró, até murcharem.
  2. Junte a carne de siri e tempere com sal e pimenta, no ponto desejado. 
  3. Adicione o leite de coco, misture tudo muito bem e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o ovo, a farinha de trigo e a salsinha. Mexa bem, até todos os itens serem incorporados - por mais uns 2 minutos. 
  4. Espalhe a mistura de siri numa forma larga ou assadeira e cubra com um plástico filme, encostando na superfície, para não ressecar por cima. 
  5. Quando a massa estiver fria, passe óleo nas mãos e molde os bolinhos, em formato de bolas de golfe.
  6. Passe no ovo e na farinha de rosca para empanar. Frite em óleo quente.
  7. Sirva em seguida.