Bom Gourmet
Restaurantes de Curitiba participam de Circuito Uncomfortable Food
Até o fim desse mês de dezembro, restaurantes de diversas capitais brasileiras participam do Circuito Uncomfortable Food. A ação é parte da iniciativa Juntas Na Mesa, movimento de Stella Artois que busca uma gastronomia com mais protagonismo feminino. Em Curitiba, são quatro casas participantes.
O nome Uncomfortable Food foi criado em oposição à expressão “comfort food”, que é reconhecida na gastronomia para falar de comida aconchegante e de afeto. Nesse sentido, os pratos da ação Uncomfortable Food foram criados por chefs mulheres que, a convite da cerveja da Ambev, ressignificaram em experiências gastronômicas os desconfortos e desafios que enfrentam dentro das cozinhas profissionais.
Além dos quatro restaurantes de Curitiba, também participam do circuito estabelecimentos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
Confira a seguir os pratos e as casas participantes na capital paranaense:
Adele Gastronomia: Saga-Sagu (Sagu cremoso de vinho tinto acompanhado de creme de baunilha), por Ellen Arruda

Na chegada de Ellen Arruda (foto) ao Adele, foi solicitado que a mesma fizesse um sagu de vinho tinto para a sobremesa. Paulista, Ellen não conhecia o preparo dessa sobremesa típica da região Sul do Brasil. Buscou dicas, receitas e fez testes até chegar ao preparo que considerou ideal - e com o seu toque próprio. Hoje, o sagu, que foi uma saga, é uma das sobremesas mais solicitadas no Adele Gastronomia.
Adele Gastronomia: Alameda Dom Pedro II, 628
Vinagreira Cozinha: O coração da casa… e do bar (Croquetes de carne de panela cozida lentamente com café especial e especiarias, gremolata de agrião - ou rúcula - com limão), por Bia Rez

A carne de panela é um clássico prato de mãe, que remete ao conforto da casa. Nessa versão criada pela chef Bia Rez (foto), porém, ela vai ao boteco. Os Croquetes de carne de panela fazem uma ótima combinação com uma cerveja gelada e acompanham um molho levemente amargo e ácido. Segundo Bia, o molho representa o caminho de toda mulher que luta para chegar aonde bem entender.
Vinagreira Cozinha: Alameda Júlia da Costa, 474
Rause Café e Vinho: Mulher na cozinha sim, e na rua também - Por mais segurança e valorização do centro urbano (Massa Clássica de Crepes Franceses: Ovos, leite, trigo, manteiga, sal e açúcar), por Nina Ribas

Com a necessidade de sair de uma região nobre em Curitiba para a região histórica central, Nina e a chef Léia(foto) adaptaram o cardápio da Rause Café e Vinho para opções mais democráticas e versáteis, como o crepe francês. Assim, o centro, muitas vezes evitado por ser considerado perigoso, trouxe valores agregados que são aliados do atual cardápio da casa.
Rause Café e Vinho: R. Riachuelo, 274
Mandarina Comida e Afeto: Dia traz Dia (terrine de legumes com pimentões assados e creme de queijo), por Renata Vidal e Juliana Krainski

Como as minúcias do dia a dia feminino interferem nas tomadas de decisões criativas no ambiente profissional gastronômico? É sobre isso que se trata o prato pensado pelas cozinheiras Renata Vidal e Juliana Krainski (foto). Berinjela, abobrinha, pimentões assados (vermelho e amarelo) e cogumelos estão entre os ingredientes do terrine, que também leva um creme de queijo temperado com pesto e limão siciliano (possui versão vegana).
Mandarina Comida e Afeto: Rua Martim Afonso, 857