Bom Gourmet
5 sanduíches criados por chefs premiados
Simone Brunelli (Restaurante Terra Madre)
Sabor da Itália

Sua opção leva pão ciabatta, prosciutto crudo italiano, mussarela de búfala, tomate italiano, rúcula e azeite de oliva extravirgem. ͞É um sanduíche bem simples, mas que valoriza ingredientes especiais e, para mim, tem sabor de Itália. Molho simples também: azeite de oliva com a mussarela de búfala. O pão tem que ser ciabatta, outra marcar registrada do meu país natal.”
* * *
Lênin Palhano (restaurante Nomade)
Porungo no pão

A receita leva duas fatias de pão de fermentação natural, maionese de mostarda, dez fatias de pastrami artesanal (hidratado no caldo de carne), picles de cogumelos e de cebola, rúcula, 70gramas de queijo porungo, sal, folhas de salsinha e azeite de oliva.
* * *
Eva dos Santos (Bistro do Victor)
Hambúrguer de camarão

Esta delícia leva um pão de hambúrguer de limão (cada Robel), um hambúrguer feito com 50 gramas de camarão Sete Barba e 150 gramas de camarão médio miúdo, bem picadinhos e misturados com cebola roxa e pimenta dedo-de-moça, sal e pimenta. No recheio vai ainda uma maçã cortada em nacos, colocada na panela após reduzir 150 ml de suco de laranja com 30 gramas de açúcar e dois grãos de cardamomo, misturada depois com cebola roxa: essa mistura vai ao forno para assar, enquanto se aquece o pão com 50 gramas de queijo brie. Grelhe o hambúrguer até ficar “rosinha” e depois monte tudo com alface americana!
* * *
Kika Marder (bistro Sel Et Sucre)
Sanduiche de lagosta, abacate e aioli de açafrão

Separe os nacos de meia lagosta já cozida, tempere com sal, pimenta, azeite de oliva, raspas de limão e tomilho. Junte 100 gramas de abacate já picado com um tomate pomodoro em cubos e tempere com manjericão, sal, pimenta, azeite de oliva e gotas de limão siciliano. Forme a maionese em um bowl mexendo uma gema de ovo com o fouet e despejando azeite de oliva lentamente. Hidrate os pistilos de açafrão no vinho branco e adicione na maionese. Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira, toste o pão em azeite de oliva temperado com sal e pimenta até ficar dourado de todos os lados. Entre as fatias de pão italiano casa dura já grelhadas, coloque a lagosta, o abacate com tomate, o aioli por cima e o broto de alfafa.
* * *
Felipe Miyake (La Varenne Gastronomia)
Croque Madame

Este clássico é fácil de ser feito. Pegue uma fatia de pão de brioche e passe um pouco de molho béchamel, depois coloque uma fatia de queijo e uma de presunto. Repita o procedimento mais uma vez sobre a segunda fatia de pão. Coloque a terceira fatia do pão e cubra apenas com uma fatia de queijo. Leve ao forno por alguns minutos, até que o queijo comece a derreter. Tire do forno e coloque o ovo frito por cima. Se desejar, salpique com pimenta.
LEIA TAMBÉM