Bom Gourmet
“Shaking the Bar”: três bartenders de Curitiba disputam reality do canal Sony
Além de drinks excelentes, o que está por trás do desenvolvimento e da gestão de um bar de sucesso? As habilidades de coquetelaria e empreendedorismo de 14 bartenders de seis estados brasileiros serão desafiadas no reality show “Shaking the Bar”, que estreia nesta terça-feira (10), às 23 horas, no Sony Channel.
Sob o comando de Facundo Guerra, um dos empresários mais influentes da noite paulistana, criador e sócio de casas badaladas como Blue Note, Bar dos Arcos e Riviera, os bartenders terão de provar não só o talento na criação de drinks, mas também a capacidade como potenciais donos de um negócio. A atração conta com patrocínio master da multinacional de bebidas Diageo, que leva ao programa algumas das principais marcas de seu portfólio, entre elas Don Julio, Ketel One, Tanqueray e Johnnie Walker.
Três participantes de Curitiba disputam a competição: Ariel Todeschini, Gabriel Bueno e Jaci Andrade. Além de desafios de mixologia, eles vão enfrentar todas as etapas necessárias para inaugurar e gerir um bar de sucesso, desde a concepção da ideia até a montagem final do empreendimento. O vencedor recebe um prêmio em dinheiro para abrir seu próprio bar.

Ariel Todeschini, 28 anos, já participou de campeonatos como Beefeater MIXLDN, Bacardi Legacy e World Class, além de ter vencido em primeiro lugar o Coffee In Good Spirits, competição de drinks com café.

Gabriel Bueno, 27, chefe de bar do Ponto Gin, foi finalista do World Class em 2019 e 2022.

Chefe de bar do Mykola Lab, Jaci Andrade, 41, organizou o coletivo Corre Guria, iniciativa que começou como um campeonato de coquetéis para profissionais mulheres da cena curitibana e evoluiu para um centro de acolhimento e treinamento.
Ariel, Gabriel e Jaci competem ainda com os bartenders Ana Gumieri (SP), Bianca Andrioli (RS), Cristiano Rodrigues Faria (SP), Michell Agues (RJ), Rafael Welbert (ES), Ramona Merencio (SP), Renata Adoración (SP), Ricardo Barrero (SP), Thays Paiva (SC), Waka Morishita (SC) e Yuri Silva (CE).
Mixologia e negócios
A avaliação técnica dos drinks apresentados pelos competidores fica a cargo do júri fixo do "Shaking the Bar", formado pelos especialistas em mixologia Alê D’Agostino, bartender do ano pela "Veja Comer e Beber" e fundador da Apothek Cocktails & Co.; e Michelly “Mia” Rossi, melhor bartender de São Paulo em 2019 pela "Folha de S. Paulo" e atualmente responsável pelas cartas de drinks do Bar dos Arcos e Love Cabaret. Além da dupla de jurados, para cada novo desafio sobre negócios, Facundo recebe especialistas do mercado como convidados especiais.
O primeiro episódio da competição desafia os participantes a fazerem um pitch do seu projeto: apresentar o nome do empreendimento, conceito, storytelling, localização e modelo de negócios para um júri que acompanha Facundo nesse primeiro desafio, os convidados: Luiz Calainho, empresário de economia criativa e sócio do Blue Note, em São Paulo; e Benny Novak, criador do Ici Bistrô e sócio da Cia. Tradicional de Comércio.
Após o pitch, os dois bartenders com o melhor projeto de bar se classificam para o “Shaking the Bar”. Os dois com as piores avaliações já estão eliminados. Em busca das oito vagas restantes, os dez bartenders devem preparar seu drink carro-chefe para o júri especializado em coquetelaria. Ao final, os oito melhores drinques se classificam e dois se despedem da competição.
A final do “Shaking the Bar” vai ao ar no dia 12 de dezembro.