Thumbnail

Bom Gourmet

Sustentabilidade e panificação: evento discute tendências e estratégias da área

Bom Gourmet
21/09/2023 13:03
Todos têm sua padaria preferida e seu pãozinho que não trocam por nada. Mas, mesmo em um setor tão tradicional, sempre há espaço para inovação e sustentabilidade. Na última quinta-feira (14), o Bom Gourmet e a Composta Mais se juntaram para promover o evento “Muito Além do Pãozinho”, que discutiu tendências e estratégias de venda na área da panificação. Eduardo Feliz, sócio e padeiro do Lucca Cafés Especiais e San Francisco Baking Institute, e Nayadi Manetti, analista de marketing da Família Farinha, compartilharam um pouco de suas trajetórias na área e destacaram como a adoção de práticas sustentáveis pode contribuir com um negócio.
Feliz abriu o evento falando sobre o início de sua carreira, quando trabalhava na padaria do pai. Em certo momento, ele decidiu deixar o negócio da família e foi aos Estudos Unidos para estudar novas técnicas de panificação, no San Francisco Baking Institute, onde aprendeu sobre fermentação artesanal. Quando voltou ao Brasil, em 2017, tornou-se sócio do Lucca Cafés Especiais. Lá, conta que enfrentou certa dificuldade em conquistar os clientes com as novas técnicas de panificação, mas que com o tempo, eles aderiram ao conceito. Feliz ressaltou que, por mais experiente que seja o padeiro, buscar novas técnicas e se especializar é sempre importante. Hoje, o empresário é responsável pela única unidade brasileira do San Francisco Baking Institute, em Curitiba.
Na sequência, Nayadi Manetti falou sobre técnicas para aliar o marketing à sustentabilidade, assunto de cada vez mais interesse dos consumidores, hoje dispostos a gastar mais em estabelecimentos que adotam essas práticas. Pequenas atitudes, como trocar canudos e porta talhares de plástico para papel, já são capazes de deixar uma impressão positiva nos clientes. Nayadi destacou a importância de enxergar a sustentabilidade como parte integrante da cultura da empresa, sem tentar “dar um passo maior que as pernas” – mas sim, fazendo o que é possível dentro de cada realidade.
Finalizando o evento, Ricardo Bruner, diretor comercial da Composta Mais, explicou sobre o funcionamento da empresa. Clientes que assinam o serviço recebem uma bombona de 60 litros, onde são depositados resíduos orgânicos para compostagem. Os recipientes são coletados e, ao fim do mês, os clientes recebem 20 mudas e 5 quilos de adubo. A quantidade de bombonas e coletas varia conforme a necessidade do cliente.
Eduardo Feliz e Nayadi Manetti.
Igor Oliveira, diretor de marketing e co-fundador da Composta Mais.
Empresários se reunem para o evento Muito Além do Pãozinho.
Empresários se reunem para o evento Muito Além do Pãozinho.
Empresários fazem perguntas aos palestrantes.
Empresários conversam após as palestras.
Eduardo Feliz fala sobre sua trajetória na panificação.
Organizadores do evento.
Empresários fazem perguntas aos palestrantes.
Mesa com doces, para os participantes do evento.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.