Bom Gourmet
Conheça a destilaria catarinense que produz bebidas campeãs
Vodka nacional de qualidade existe? A destilaria Kalvelage, localizada em Blumenau, no Vale do Itajaí, tem provado que sim. Criada por dois irmãos catarinenses, a marca tem se destacado no mercado nacional e internacional.
Recentemente, os brasileiros conquistaram o Los Angeles Spirits Awards, um dos mais respeitados concursos de destilados do mundo. A Kalvelage Vibe faturou medalha de bronze no concurso, se destacando como uma vodka nacional de qualidade. Em 10 anos de atividade, este é o 20º prêmio internacional da marca.
Fundada em 2012 por Marcos e Maurício Kalvelage, a Kalvelage Distillery é um daqueles cases que comprovam que um bom produto não nasce por acaso. Para chegar a uma vodka nacional de qualidade, foram quatro anos de imersão no mundo da bebida, com cursos e capacitações internacionais e mais de 500 processos de destilação.
“Ou nós teríamos ao melhor produto, ou nem começaríamos no setor”, diz Maurício.
Os irmãos sempre foram apreciadores de destilados, porém perceberam que não havia no Brasil um produto premium que pudesse competir com as marcas internacionais. Encontraram aí uma lacuna de mercado.
“Nos preparamos muito para entender profundamente cada bebida, melhorar os processos de produção e criar produtos realmente diferenciados”, explica Maurício.
Mercado, concorrência e vodka nacional de qualidade
De acordo com Maurício, a maior dificuldade ainda é o preconceito com o destilado nacional. “As pessoas pensam em vodka brasileira como um produto inferior", comenta. Neste sentido, os prêmios internacionais, as ações de marketing e a presença da marca em quase todos os estados brasileiros têm, aos poucos, quebrado essa barreira. “Sabemos que é um processo, temos trabalhado incansavelmente para nos posicionar como a melhor vodka premium do país e melhorar a reputação dos produtos nacionais”, completa.
O sócio-proprietário afirma que não há concorrentes nacionais para os produtos da marca. “Somos o melhor custo benefício do mercado”, completa. Atualmente a destilaria comercializa uma média de 12 mil litros por mês, que são vendidos para mais de 20 estados do Brasil. De acordo com Maurício, as exportações devem começar ainda este ano para a África do Sul e Estados Unidos.
Produtos premiados
Atualmente, a marca comercializa três linhas de vodka e um gin: Vodka Kalvelage Premium, fabricada com cereais brasileiros, conquistou sete premiações, entre elas o ouro no San Francisco World Spirits Competition.
Vodka Kalvelage Oak, a primeira no Brasil com extrato de carvalho americano, foi prata no San Francisco World Spirits Competition em 2021. Vodka Kalvelage Vibe, a suavidade e equilíbrio renderam 10 premiações internacionais.
O London Dry Gin, composto por zimbro, coentro, cardamomo, casca de laranja, rosas, melissa, cidrão, angélica, com 43% de teor alcoólico, que foi medalha de bronze no Singapore World Spirits Competition 2022.