A escolha do dia 14 de dezembro se dá em razão do nascimento do ex-padre Leonardo Boff, conhecido como um dos grandes teóricos da TL.| Foto: Mario Guzmán/EFE
Ouça este conteúdo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), sancionou um projeto de lei proposto pelos deputados Verônica Lima (PT), Marina do MST (PT), Carlos Minc (PSB) e Professor Josemar (PSOL), que institui o dia 14 de Dezembro como o Dia da Teologia da Libertação no estado. A Lei 10.295/24 foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 14 de março de 2024.

CARREGANDO :)

Alvo de críticas e alertas, a polêmica Teologia da Libertação (TL) é a responsável pelo avanço do marxismo dentro do catolicismo. A escolha do dia 14 de dezembro se dá em razão do nascimento do ex-padre Leonardo Boff, conhecido como um dos grandes teóricos da TL.

Na justificativa do projeto, os parlamentares alegam que a TL “é um movimento espiritualista e religioso que tem como objetivo o resgate dos ensinamentos de Jesus Cristo como o libertador de injustas condições sociais, políticas e econômicas”.

Publicidade

“A ideia de abordar as grandes questões e problemas globais a partir de uma perspectiva cristã ganhou muitos adeptos, penetrando no imaginário popular e refletindo nos debates sobre a superação das condições de pobreza e subdesenvolvimento, principalmente no continente latino-americano”, diz outro trecho da proposta.

Surgida na década de 1970 e historicamente ligada às esquerdas da América Latina, a Teologia da Libertação foi, recentemente, criticada pelo Papa Francisco, que afirmou que os adeptos da TL “não tinham a menor ideia” sobre a realidade da América Latina.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]