Em 40 anos de carreira, o pintor fluminense Luiz Geraldo do Nascimento, conhecido como Dolino, já criou dezenas de capas de livros, inclusive para publicações dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Nélida Piñon.
Uma retrospectiva com 35 de suas obras, realizadas desde a década de 1980, foi reunida na exposição "A Lição do Amigo", que entra em cartaz nesta quarta-feira (8), na Galeria da Caixa.
Além de reproduções ampliadas de capas de livros, como a da obra de Drummond que intitula a exposição, serão expostos textos e manuscritos do poeta e de Piñon sobre o pintor.
Dolino é fiel ao estilo construtivista, que se desenvolveu no Brasil concentrado nas formas geométricas abstratas. "Saí do rigor cartesiano no meu jeito de pintar e hoje estou mais flexível, mas não abro mão do pensamento matemático e do aspecto reflexivo da minha obra. Minha pintura ilustra meu senso de organização", diz o artista.
A mostra fica em cartaz até 2 de setembro, com visitas guiadas que podem ser agendadas de terça a quinta-feira, das 10 horas às 18h30, e de sexta a domingo, das 10 horas às 20h30.
Confira as exposições em cartaz no Guias e Roteiros
Serviço: A licão do Amigo, exposição de Luiz Geraldo do Nascimento. Abertura na quarta-feira (8) às 18 horas. Galeria da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 3321-1999. Entrada franca.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”