Mãe fez toda a diferença
Há diversas explicações para o êxito de Sandy e Junior ao longo de todos esse anos. A dupla iniciou a carreira em um momento oportuno, exatamente quando começou o fim da fase áurea de Xuxa e das apresentadoras / cantoras infantis (Mara Maravilha, Angélica e Eliana).
Uma das mais bem-sucedidas parcerias da música brasileira tem data certa para chegar ao fim. Em dezembro, os irmãos Sandy e Junior encerram uma carreira de 17 anos, com mais de 15 milhões de discos vendidos, uma novela (Estrela-Guia, 2001), um seriado próprio na tevê, um longa-metragem (Acquária, 2004) e inúmeros produtos licenciados.
Para dar fôlego à turnê de despedida que teve início na primeira cidade em que os artistas se apresentaram, em 1990 Votuporanga (SP), no dia 8 , chegou às lojas o Acústico MTV Sandy e Junior (Universal Music). Em setembro, será lançado o DVD e no dia 2 do mesmo mês, às 21 horas, a emissora exibe o especial gravado em junho.
O disco, que reúne 20 faixas, faz um balanço das diferentes fases na trajetória dos filhos de Xororó. "Além de ser uma despedida, é uma bela coletânea. E foi muito difícil escolher as músicas. Pegamos as canções antigas e fizemos uma releitura de toda nossa obra. Enquanto gravamos era como uma retrospectiva, passava um filminho da nossa vida na cabeça", revela Sandy, em entrevista à repórter da Gazetinha Luciane Horcel, que esteve com a dupla nos bastidores do programa Criança Esperança.
Sem dúvida alguma, Junior Lima, 23 anos, e o produtor inglês Paul Ralphes que assinam a direção musical do projeto foram muito felizes na criação de arranjos para os hits da dupla. A cantora toca piano e o irmão mostra versatilidade além dos vocais, toca violão, violão de 12 cordas, dobro e cocktail drums. "Este CD é para o nosso público, para os nossos fãs. A gente reuniu os nossos maiores sucessos", completa Junior.
Sandy Leah, 24, assina com o noivo Lucas Lima (Família Lima) a primeira faixa de trabalho: "Abri os Olhos". Além disso, o namorado da artista participa do Acústico como um dos integrantes do quarteto de cordas tocando viola e cuidando dos arranjos.
Musicalmente interessante, o CD mostra o perfeito entrosamento dos artistas e apresenta releituras curiosas de diferentes canções, como "Quando Você Passa (Turu Turu)", "No Fundo do Coração", "Com Você". "Super-Herói (Não É Fácil)" e "Estranho Jeito de Amar". Três faixas inéditas incluindo "Abri os Olhos" integram o disco: "Segue em Frente", do próprio Junior; e "Alguém Como Você", de George Israel.
Isso sem falar nas participações especiais. "A Ivete Sangalo é nossa amigona. A gente participou do DVD dela e foi muito legal. A gente dividiu o palco com o Lulu Santos uma vez e rolou uma química muito grande. Foi muito gostoso. E o Marcelo Camelo é um cara que a gente admira muito e adoramos o trabalho dele", avalia Sandy.
A baiana divide os vocais com Junior em "Enrosca". Lulu, por sua vez, acompanha os irmãos com sua slide guitar em "Você pra Sempre (Inveja)". "Que honra ter uma participação especial com este peso dentro do projeto", fala o mano da Sandy.
Marcelo Camelo (Los Hermanos) faz sem dúvida alguma a mais interessante das participações. O dueto com a cantora em "As Quatro Estações" funciona superbem, fazendo desta uma das melhores faixas do CD.
Os dois últimos discos de Sandy e Junior já sinalizavam a possibilidade de uma virada na carreira dos jovens músicos. A cantora, inclusive, ensaiou shows-solo de jazz com boa repercussão entre a crítica e o rapaz vem ganhando elogios como produtor musical e músico.
Junior liderou ainda um projeto próprio a banda Soul Funk e fez diferentes parcerias musicais (com Andreas Kisser, do Sepultura; Davi Moraes; entre outros). Novidades, garante a dupla, apenas em 2008. A tempo: aguarde uns minutos após o final da vigésima música do disco, "Cai a Chuva". Os músicos apresentam como extra uma divertida versão de "Maria Chiquinha". GGGG