Serão amanhã e domingo, no teatro Sesc da Esquina, em Curitiba, as primeiras apresentações do monólogo A Queda. Inspirado no livro do escritor francês Albert Camus, o ator Mauro Zanatta sobe ao palco para interpretar um advogado que faz confidências a um desconhecido em um bar qualquer.
Algumas adaptações foram realizadas para que o romance fosse transposto para o palco. O exame de consciência na obra é feita para uma pessoa em Amsterdã. Zanatta preferiu extrair os lugares que o personagem percorre no livro, deixando a peça mais atemporal e universal.
Escrito originalmente em 1956 e sendo uma obra bem densa, o ator quis manter a linguagem dramática, a forma direta com que Camus escreveu a obra. Outra adaptação que Zanatta fez foi reduzir a peça a um quarto do tamanho do livro. "Fiz algumas escolhas e tive de cortar passagens ricas da obra, mas mantive a estrutura". A duração do espetáculo é de 70 minutos e a direção ficou por conta de Marcelo Marchioro.
A preparação para o personagem aconteceu junto à adaptação. "Fui me alimentando conforme ocorreu a transposição do livro para a peça", conta Zanatta. Feito de maneira simples, o ator não quis que o espetáculo tivesse interferências do público, mas exalta a valorização do texto de Camus, descrevendo-se apenas como um interlocutor entre a platéia e o escritor.
Para construir A Queda, Zanatta diz que o livro caiu nas suas mãos por acaso seis anos atrás. E que acabou se identificando com que o Camus escreveu. "É um romance autobiográfico. Ele fala das mulheres, do poder, do dinheiro e de como a gente gosta de ser reverenciado pelos outros".
Zanatta reforça que o público vai conferir uma das obras mais brilhantes de Albert Camus. "As pessoas vão ver e ouvir um texto rico e denso de informações humanas. É um espetáculo provocativo, no sentido mais nobre da palavra", afirma.
A peça foi montada com o apoio de um projeto de lei, no qual o ator fez uma proposta de apresentar os espetáculos, doando posteriormente toda a bilheteria arrecadada para duas instituições de Curitiba.
Serviço A Queda. Amanhã, às 21 horas, e domingo, às 19 horas, no Sesc da Esquina (R. Visconde do Rio Branco, 696). Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). Mais informações: 3222-6500.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião