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O cozinheiro Raimundo Nonato em uma das cozinhas do filme "Estômago" | Fotos: Divulgação
O cozinheiro Raimundo Nonato em uma das cozinhas do filme "Estômago"| Foto: Fotos: Divulgação

Trilogia do esquecimento

Um falso documentário sobre um poeta japonês feito por um cineasta americano que também não existe. Essa é a sinopse de "Satori Uso", de Rodrigo Grota, um dos filmes mais comentados e elogiados no Festival de Gramado 2007, no qual recebeu os Kikitos de melhor curta-metragem pela crítica e melhor fotografia, além do prêmio aquisição do Canal Brasil.

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Rio de Janeiro (RJ) –A noite de hoje será paranaense no Festival do Rio 2007. Duas produções do estado estarão em destaque na tela do tradicional Cine Palácio, dentro da prestigiada mostra competitiva Première Brasil: o longa-metragem Estômago, do curitibano Marcos Jorge, e o curta-metragem londrinense Satori Uso, de Rodrigo Grota.

Tendo no currículo dois premiados curtas-metragens de ficção – O Encontro e Infinitamente Maio – e vários vídeos e documentários, Jorge se diz emocionado com a estréia-solo em longas (ele tem outro filme finalizado, Corpos Celestes, co-dirigido ao lado de Fernando Severo, ainda não lançado). "A gente passa tanto tempo envolvido em um projeto, que perde a noção das coisas por alguns momentos. Não é fácil dar a cara para bater pela primeira vez logo em um dos principais festivais do país", confirma o cineasta em entrevista exclusiva ao Caderno G. A produção tem sido muito comentada nos últimos dias por profissionais do cinema e da imprensa, e chega cercada de muitas expectativas.

Para se chegar nesse ponto, de estrear na mostra que, atualmente, é a mais importante plataforma de lançamento de produções nacionais, foram três anos de trabalho. Estômago foi realizado pela Zencrane Filmes (produtora do diretor e de sua esposa, Cláudia da Natividade) com recursos do edital do Ministério da Cultura (MinC) para produções de baixo orçamento. As filmagens aconteceram em Curitiba e São Paulo. Um contrato de co-produção com a italiana Indiana Production Company garantiu a finalização da fita na Europa.

Jorge trabalhou por 12 anos no Velho Continente, fazendo muitos contatos. "Logo que tive a primeira versão do roteiro, imediatamente a enviei para o Fabrizio (Donvito), antes mesmo de ele criar a Indiana. Quando vencemos o edital do MinC, ele propôs a co-produção e fechamos contrato". O cineasta lembra que a parceria permite que o filme tenha duas bandeiras, a brasileira e a italiana. "É um filme brasileiro, feito uma equipe e atores brasileiros, sem grandes interferências externas. Mas, para o mercado europeu, ele é italiano, o que permite uma diferenciação e facilidades nas futuras negociações de distribuição", continua.

O diretor revela que já há interesse de distribuidores ingleses. No Brasil, o filme foi abraçado pela carioca Downtown Filmes, distribuidora que tem no currículo filmes importantes como Cidade do Deus, Central do Brasil, Olga e O Céu de Suely. "O Bruno Wainer, diretor da Downtown, se interessou pelo projeto desde que lhe enviamos o primeiro corte do filme", confirma.

A previsão é que Estômago seja lançado nos cinemas brasileiros em março de 2008, mas uma boa recepção no Festival do Rio pode determinar novos passos na carreira do longa. Já está confirmado o convite para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a ser realizada no fim de outubro. Há interesse dos produtores que o filme também passe em algum festival americano – Sundance é a preferência –, para facilitar o acerto com um distribuidor nos Estados Unidos.

Poder e gastronomia

Estômago conta a história de Raimundo Nonato, um nordestino que vem tentar a sorte em Curitiba. Seus dotes culinários vão marcar sua trajetória, tanto nos primeiros momentos na capital – quando se envolve com a prostituta Íria e com Giovanni, dono de um restaurante italiano, que lhe ensina os segredos da cozinha – como na prisão em que vai parar um tempo depois – tendo que lidar com o bandido Bujiú. Esses dois períodos da vida do personagem correm paralelamente na trama do longa.

"Esse filme tem uma pegada diferente e pouco explorada no cinema nacional atual, apresenta uma temática fora dos padrões tradicionais. É uma fábula nada infantil, que trata, ao mesmo tempo, de gastronomia, sexo e relações de poder", defende Marcos Jorge.

Os protagonistas da fita seriam Matheus Nachtergaele, a curitibana Guta Stresser e o cantor/ator Seu Jorge, mas os papéis acabaram parando nas mãos de João Miguel (Cinema, Aspirinas e Urubus), da também curitibana Fabiula Nascimento e do carioca Babu Santana (Quase Dois Irmãos, Cidade de Deus) – completa o elenco principal o ítalo-brasileiro Carlos Briani. Há participações especiais de Paulo Miklos (O Invasor) e do uruguaio Jean Pierre Noher (Um Amor de Borges).

Figura carimbada do cinema nacional, Nachtergaele se inviabilizou para o projeto a partir do momento em que se dedicou completamente à sua estréia na direção de longas, com A Festa da Menina Morta. Guta estava muito envolvida com A Grande Família (série e filme) e Seu Jorge não deu uma resposta interessada depois de receber o roteiro.

"Ter o João Miguel como Raimundo Nonato acabou se revelando uma grande sorte para o filme. Foi uma escola trabalhar com ele, que marca uma forte presença dentro de qualquer elenco", comenta Jorge, que informa ter acertado com o ator pouco antes de Cinema, Aspirinas e Urubus ser o filme brasileiro selecionado para tentar uma indicação ao Oscar deste ano.

"A Fabiula (Íria) levou o papel na raça, fez três testes e concorreu com muitas atrizes. Já o Babu (Bujiú) fez um teste arrasador, superando até o Flávio Bauraqui (Madame Satã). É um ator muito intuitivo e sério, e estou pensando nele para o meu próximo longa", avisa o cineasta. Outra peça importante na realização de Estômago é Toca Seabra, diretor de fotografia de importantes produções como O Invasor e Cidade Baixa.

Marcos Jorge ainda comenta sobre Corpos Celestes, primeiro projeto de longa-metragem contemplado pelo edital de cinema e vídeo do Governo do Paraná: "Por contrato, devemos lançar o filme até o final de 2008. Ele está pronto e ainda estamos negociando a distribuição. Foi uma estratégia da produtora apresentar Estômago antes. Uma boa carreira deste vai acabar ajudando no lançamento de Corpos Celestes".

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