A diva pop Mariah Carey sofreu na terça-feira um surpreendente revés na ressurreição da sua carreira, ao receber apenas um troféu no American Music Awards, para o qual havia recebido quatro indicações, o maior número deste ano.
O astro country Tim McGraw, o trio punk Green Day, a cantora pop Kelly Clarkson, o trio Destiny Child e a banda funk Black Eyed Peas receberam dois prêmios cada.
A história quase se repetiu para Carey, de 35 anos, que em 1997 voltou para casa de mãos abandando após receber seis indicações.
Mas algumas coisas mudam. Muitos dos vencedores não estavam presentes, como o Green Day, Clarkson e o Black Eyed Peas. Outras ausências foram do rapper Eminem e de seu "pupilo" 50 Cent, além de R. Kelly.
Carey ganhou o primeiro prêmio da noite, de melhor cantora de soul e rythm and blues. Parecia que seria uma grande jornada para ela, mas os 20 mil consumidores da indústria fonográfica que votaram tinham outra coisa em mente.
Ela perdeu o prêmio de cantora de pop/rock para Gwen Stefani, que pareceu surpresa com o prêmio. Depois, o álbum de regresso de Carey, "The emancipation of Mimi", perdeu nas categorias pop/rock e soul/R&B para "American idiot", do Greenday e "Destiny Fulfilled", do Destiny's Child, respectivamente.
O disco de Carey é um dos mais vendidos do ano - mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo, segundo o selo Island Def Jam. O single "We belong together" liderou a lista Hot 100 da "Billboard" durante 14 semanas.
Há quatro anos, a carreira de Carey entrou em declínio, quando ela lançou um filme e um disco que não fizeram sucesso. Sua gravadora anterior, a Virgin, que havia acabado de assinar com ela um contrato supostamente de US$ 80 milhões, pagou 28 milhões pela rescisão.
Stefani, de 36 anos, havia terminado um dueto com o rapper Pharell e tentava sair dos bastidores quando seu nome foi anunciado. "O que eu ganhei?", perguntou ela, correndo de volta para o palco, com o ponto eletrônico ainda no ouvido.
Tim McGraw, de 38 anos, foi eleito nas categorias melhor artista masculino e melhor disco de country. Ele acumula oito prêmios na carreira.
O Black Eyed Peas ficou com os troféus de melhor grupo de pop/rock e de soul/R&B.
O Destiny's Child, representado por Kelly Rowland, também foi escolhido o melhor grupo de soul/R&B. O Green Day conseguiu ainda o prêmio de melhor artista de música alternativa.
Clarkson foi escolhida a melhor artista contemporânea adulta, além de ter recebido o prêmio dos telespectadores que enviaram seus votos por mensagens de texto.
Houve apresentação da dupla britânica Eurythmics e uma aparição dos Rolling Stones, pelo telão - a banda se apresentava em Salt Lake City.
As indicações são feitas com base nas vendas de discos e execução em rádios. Os vencedores sao escolhidos entre 20 mil compradores de discos ouvidos aleatoriamente. O prêmio, em sua 33ª edição, não teve pela primeira vez o comando do produtor Dick Clark, que se recupera de um derrame.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”