O artista Tunga, morto aos 64 anos.| Foto: Everton Ballardin/

Morreu nesta segunda-feira (6), aos 64 anos, o artista plástico Tunga, um dos nomes mais relevantes das artes visuais do país. Tunga sofria de câncer e estava internado desde 12 de maio no hospital Samaritano, na zona sul do Rio. Seu corpo será enterrado nesta terça-feira (7) enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

CARREGANDO :)

Nascido em Pernambuco e radicado no Rio desde os anos 1970, Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, o Tunga, foi um presença fundamental do cenário da arte plástica nacional nas ultimas quatro décadas.

Escultor, desenhista, cineasta e artista performático Tunga chamou a atenção internacional com a obra audiovisual chamada ‘Ão’, que foi recentemente comprado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Publicidade

Suas esculturas e instalações ocupam museus internacionais importantes como o MoMA de Nova York e o espanhol Reina Sofia, em Madrid. No Instituto Inhotim, nos arredores de Belo Horizonte (MG), sua obra “True Rouge” está exposta em uma galeria especialmente dedicada a ela.

Veja também
  • Morre aos 71 anos o músico Ivan Graciano, filho de Belarmino e Gabriela
  • Documentário resgata registros pessoais de Janis Joplin
  • Líder de banda indie faz romance pop sobre garoto desfigurado