Quem já passou pela sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Curitiba, já deve ter reparado nas obras que adornam o espaço. Por ocasião do aniversário de 55 anos da instituição, 17 delas foram cuidadosamente selecionadas – dentre um acervo de 90 itens – para uma exposição comemorativa cuja inauguração acontece na próxima quinta (10), no Espaço Cultural Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 530/570 – Alto da Glória), permanecendo aberta à visitação até o dia 8 de abril.
Batizada de “Acervo BRDE Mostra de Artes Plásticas”, a mostra reúne produções bastante plurais da arte paranaense, contemplando nomes como Ruben Esmanhotto, Renina Katz, Fayga Ostrower, Aldo de Maio, Newton Mesquita, Alf Vivern, entre outros.
Sobre essa pluralidade, Silvio De Bettio – um dos curadores da mostra, ao lado de Ana Teresinha Ribeiro – afirma que “a arte é um símbolo da capacidade humana de traduzir e transfigurar poeticamente a realidade: seja aquela aparente das coisas externas, seja a das percepções subjetivas”. Confira o serviço completo do evento no Guia Gazeta do Povo.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares