Roberto Carlos participa do vídeo do grupo Procure Saber| Foto: Reprodução / YouTube

Artistas do grupo Procure Saber lançaram em sua página no Facebook um vídeo em que Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Gilberto Gil aparecem afirmando terem revisto posição na polêmica sobre a censura às biografias. Eles admitem que tomaram posições radicais e agora se dizem contra a censura prévia. "Não queremos calar ninguém, mas queremos que nos ouçam", conclui Roberto Carlos no vídeo.

CARREGANDO :)

Eles defendem o debate e um ponto de equilíbrio entre o direito à informação e o direito à privacidade, preservados pela Constituição. E dizem que confiam no Poder Judiciário para encontrar uma maneira de conciliar os dois.

"Nunca quisemos exercer qualquer censura", diz Gil que também afirma "queremos afastar toda e qualquer hipótese de censura prévia. Queremos, sim, garantias contra os ataques, os excessos, as mentiras, os insultos, os aproveitadores".

Publicidade

No entanto, nada foi dito sobre as biografias já censuradas.

STF e Congresso

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, afirmou há duas semanas, em encontro sobre jornalismo investigativo, que é favorável à liberação das biografias e que levará o caso para ser apreciado no STF.

Nesta terça-feira (29/10), os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Alves, afirmaram que defendem a liberação e que levarão à votação os projetos que tratam do assunto.

Vejam a vídeo do Procure Saber:

Publicidade