O Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP) lança nesta segunda-feira (3) o livro "Árvores Históricas na Paisagem de Curitiba". A publicação é resultado de três anos de pesquisas e documentação de espécies arbóreas protegidas por lei municipal.
Baseados em um decreto de lei que mapeou as espécies utilizando critérios como raridade, histórico, beleza e relação com a comunidade, o grupo registrou o aspecto pictórico das árvores consideradas "históricas e de valor estético" na paisagem curitibana.
O livro traz informações científicas que complementam as ilustrações. Essas informações sobre as espécies retratadas, como nome cientifico e comum, família, origem, área de ocorrência e cultivo, foram produzidas pelos profissionais do Museu Botânico Municipal de Curitiba.
A proposta dos artistas é criar uma conscientização ambiental através da ilustração botânica e também divulgar o trabalho dessa área que está ligada ao mesmo tempo com a arte e a ciência.
Arte
A função do ilustrador botânico normalmente fica restrita às publicações de cunho científico. A importância dessa área é visível no desenvolvimento de pesquisas e principalmente na documentação de espécies em extinção ou de valor essencial para o meio ambiente e, conseqüentemente, para a sociedade.
Como forma de criar uma maior visibilidade para a ilustração botânica, os artistas reuniram os originais que compõem o livro em uma exposição. A mostra pode ser vista no Museu Botânico Municipal até o dia 16 de outubro.
Os artistas que fazem parte do livro "Árvores Históricas na Paisagem de Curitiba" são Fátima Seleme Zagonel, Fátima Bini Esquinazi, Lais Felippu Pinto, Diana Carneiro, Maura Ribeiro Piccoli, Ayrton Hecke, Isaurina Maria Valério, Neusa Fedato e Maria da Penha Passos. Todos os ilustradores são ligados ao Centro de Ilustração Botânica do Paraná. Para saber mais sobre ilustração botânica confira o site da a Fundação Botânica Margaret Mee no site www.margaretmee.org.br
Serviço: Lançamento do livro "Árvores Históricas na Paisagem de Curitiba", do Centro de Ilustração Botânica do Paraná. Segunda-feira (3) a partir das 9 horas da manhã. Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969)Exposição dos originais que compõem o livro no Museu Botânico Municipal (Rua Eng. O Roguski, s/nº) Tel.: 3362-1800. Visitas de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h; sábado e domingo, das 9h às 18h. Até 16 de outubro.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”