• Carregando...
 |
| Foto:

Contratadas pela Biscoito Fino, as Chicas lançam seu segundo álbum, Em Tempos de Crise Nasceu a Canção (ao vivo), e o primeiro DVD, em que registram seu show. O palco é o território natural das quatro garotas cantoras. Antes de tudo, porque foi durante a montagem de um musical que as irmãs Fer­­nanda Gonzaga e Amora Pêra (filhas de Gonzaguinha) e as amigas Isadora Medella e Paula Leal formaram a banda.Elas seguiram se apresentando no Rio de Janeiro entre 96 e 99, até que a farra acabou por "bobagem". "Coisa de adolescente quase", diz Paula. Mas as perguntas sobre quando voltariam não cessavam. Apesar de nem se falarem mais na época, Amora declarou que estariam se reunindo. O que de fato aconteceu, quatro anos depois da separação.

Mais três temporadas essencialmente sobre os palcos se passaram até sair o primeiro disco, independente, Quem Vai Comprar Nosso Barulho? (2006), que conquistou o prêmio Tim de melhor grupo de MPB. "Não foi uma revolução", diz Paula, a dona do timbre mais grave. Ven­­deram entre 10 e 15 mil cópias.

Plurais

Em Tempos de Crise... mistura inéditas na voz delas a repescagens do trabalho de estreia, agora ao vivo. A escolha requintada de re­­pertório (mesmo quando optam por um rap), a pluralidade de estilos, vozes, acordes e a profusão de instrumentos conferem uma beleza meio caótica ao conjunto.

"Nossos arranjos vocais são anárquicos", diz Paula com uma ponta de orgulho. "A gente não para para resolver organizadamente." Essa espontaneidade por ve­­zes sacrifica o rigor. A ur­­gência da faixa de abertura, "Di­­vino Mara­­vilhoso", se perde no jogo de vozes. Outra bela canção de Caetano Veloso, "Quereres", sofre com al­­guns deslizes vocais.

"Felicidade", de Gonza­­gui­­nha, ganha uma interpretação mais vi­­brante, com os timbres distintos va­­lorizados. "Androgi­nis­mo"(Kledir Ramil) acrescenta elementos carnavalizantes que as deixam à vontade, assim como no "Rap do Silva" (Mc Bob Rum) e no funk "O Co­­fre" (Fer­­nan­­da Gon­­zaga). O disco ter­­mina com "Ca­­ras e Bo­­cas", tema de no­­vela e uma das me­­­­lhores faixas, com as texturas vo­­cais distorcidas e acabamento de es­­tú­­dio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]