O ator Amitabh Bachchan, um ícone do cinema de Bollywood, disse que o filme "Slumdog Millionaire", que se passa em Mumbai, só está sendo aclamado porque o diretor, Danny Boyle, é ocidental.
"Slumdog", filme britânico sobre um jovem favelado de Mumbai que enriquece ao vencer um game show indiano na televisão, conquistou quatro prêmios Globo de Ouro, incluindo "Melhor Drama". O filme também obteve 11 indicações aos prêmios Bafta, na Grã-Bretanha.
Bachman, um dos maiores astros de Bollywood, a indústria do cinema indiana, escreveu em seu blog (http://bigb.bigadda.com) que o filme não seria tão aclamado pela crítica caso o diretor fosse um indiano.
"A ideia de SM ("Slumdog Millionaire"), de autoria de um indiano, mas executada no cinema por um ocidental, obteve reconhecimento no Globo de Ouro", escreveu o ator, de 66 anos, na terça-feira. "Mas o contrário talvez não aconteceria", acrescentou.
Embora as indicações ao Bafta dêem um impulso extra para o filme antes do Oscar, que acontece no mês que vem, Bachman não está impressionado.
"Se SM projeta a Índia como uma nação desprotegida do terceiro mundo e causa dor e repulsa entre nacionalistas e patriotas, que fique claro que mesmo nas nações mais desenvolvidas também existem áreas sombrias e desprotegidas".
"Slumdog Millionaire" estréia nos cinemas indianos no dia 23 de janeiro.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego