O jornalista Lawrence Wright, uma das atrações da Flip 2007 - a Festa Literária Internacional de Paraty, que vai de 4 a 8 de julho -, ganhou o Pulitzer na categoria ensaio pelo livro "O vulto das torres ausentes", uma análise de como o fundamentalismo islâmico reformou o mundo moderno (o livro sai em breve por aqui pela Companhia das Letras). O Pulitzer é o maior prêmio americano dedicado ao jornalismo, literatura e composição musical. É administrado pela Universidade de Columbia.

CARREGANDO :)

Gene Roberts e Hank Klibanoff ganharam o prêmio de história por "The Race Beat: The Press, the Civil Rights Struggle, and the Awakening of a Nation", no qual mostram como os meios de comunicação cobriram as lutas por direitos civis nos EUA. Cormac McCarthy levou o Pulitzer de ficção por "The Road", seu romance apocalíptico, e Debby Applegate levou o de biografia por um livro sobre o abolicionista Henry Ward Beecher. David Lindsay-Abaire ficou com o prêmio de drama por "Rabbit Hole", sobre um casal que tenta superar a morte de seu filho pequeno num acidente.

O jazzista Ornette Coleman ganhou por seu livro de música "Sound Grammar" e Natasha Trethewey pelo de poesia "Native Guard". O escritor de ficção científica Ray Bradbury e o saxofonista de jazz John Coltrane receberam menções especiais.

Publicidade
Veja também
  • "Novo" romance de Tolkien sai 34 anos após sua morte
  • Direito autoral: Creative Commons e indústria se unem
  • Pedidos antecipados de "Harry Potter" batem recorde de livraria
  • "Quadrondo" é o novo romance do escritor Domingos Pellegrini
  • Morre aos 84 anos o escritor americano Kurt Vonnegut