A segunda-feira (11) deu a deixa para a Banda de Guaratuba agitar os foliões no Litoral do Paraná. Dois trios elétricos e a escola de samba Unidos de Guaratuba atraíram aproximadamente 140 mil pessoas nas principais ruas da cidade, segundo estimativa da Polícia Militar (PM).
Veja mais fotos da multidão que tomou as ruas de Guaratuba
A festa teve início por volta das 22h30, quando a escola de samba passou a aquecer a bateria. Em seguida, o primeiro trio iniciou o trajeto, investindo nas marchinhas clássicas de carnaval. O segundo trio agitou o público com sucessos do axé e da música sertaneja. Os blocos ajudaram a animar a festa. Aragarça Folia, bloco de Londrina com cerca de 50 pessoas, enfrentou 10 horas de viagem para participar do carnaval em Guaratuba. Segundo uma das integrantes, Rosimeiri Oliveira, foi a primeira vez que o grupo participou reunido no carnaval na cidade. "A gente gosta daqui porque a cidade é acolhedora. Eu me sinto em casa", diz. A segunda-feira de carnaval também teve participação do Bloco Curaçao, que acompanhou o percurso do trio elétrico Águia.
A Banda de Guaratuba tem 32 anos de história e começou com um grupo pequeno de pessoas, segundo a prefeita da cidade, Evani Justus (PSDB), que acompanhou o início da festa. "Hoje, é uma festa que atrai mais que a virada de ano", conta. Nesta terça-feira (12), a cidade tem mais trio elétrico, a partir das 20 horas até a 1 hora da madrugada de quarta-feira (13), na avenida 29 de abril, saindo da Praça Central.
Ocorrências
Durante a festa, a PM registrou 39 ocorrências. Oito pessoas assinaram Termos Circunstanciados por perturbação de tranquilidade, três por embriaguez ao volante, duas por desacato, duas por rixa e duas por porte ou uso de tóxicos. Foram apreendidos 10 g de maconha e emitidas 15 infrações de trânsito. A festa também teve quatro veículos apreendidos por irregularidades.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias