Tente voltar no tempo e resgatar suas memórias escolares mais remotas. Procure lembrar da visão do colega da frente e do que estava escrito no encosto da carteira ou cadeira em que ele sentava todos os dias. A imagem pode estar um tanto apagada agora, mas o que você via, muito possivelmente, era um símbolo redondo, com um losango no meio e os dizeres: Móveis Cimo Curitiba.
Visitar a mostra Memória da Indústria: O Caso Cimo (veja o serviço completo da exposição), que integra a programação da Bienal Brasileira de Design, iniciada na última terça-feira (14), é uma verdadeira viagem no tempo. Lá estão as tais carteiras escolares, produzidas em larga escala a partir da década de 1940, por essa, que já foi a maior indústria moveleira do país e que já contou com uma sede em Curitiba.
Com curadoria da designer paulistana Angélica Santi, a exposição conta com fotos de época, catálogos, documentos importantes e 40 peças originais de mobiliário, alguns dos quais, com certeza, fazem parte de sua memória afetiva, assim como pertencem às de Angélica e às da repórter que escreve essa matéria.
"Fui movida por duas escolhas. A primeira delas foi profissional, pois estudei o tema Indústria Mobiliária Brasileira no Início do Século 20 na minha dissertação de mestrado, e a Móveis Cimo S.A. é o maior exemplo de indústria moveleira no país. A segunda foi afetiva e deve-se a um tio meu, que era dentista. Lembro-me de ir ao consultório dele, todo decorado com móveis Cimo e achá-los lindos."
Designer de mobiliário desde 1968 e fundadora da Oficina Arte Design, na qual atua até hoje, Angélica partiu de uma longa pesquisa que incluiu visitas a Rio Negrinho, Santa Catarina, cidade natal da Móveis Cimo S.A.. Lá, contou com a contribuição de ex-operários da empresa, familiares dos fundadores e do museu da cidade, que, ao lado da loja Desmobília, cederam peças valiosas presentes na exposição. Tesouros de um passado coletivo, que vale a pena ser desenterrado.
» Confira a programação completa da Bienal Brasileira de Design
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Oposição quer comando da comissão de relações exteriores para articular com direita internacional
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
Deixe sua opinião