Usada para passear, transportar e em aventuras radicais, a bicicleta é um dos primeiros desejos de muitas crianças, que sonham em ganhar um exemplar de duas rodas. Para discutir esta paixão, que chega à idade adulta, o uso da bicicleta é o tema de eventos que acontecem no Sesc da Esquina, a partir desta segunda-feira (21), em Curitiba.
Denominado projeto Pedalalma, o evento pretende abordar, sobre diferentes perspectivas, os significados que o meio de transporte adquiriu durante os anos. Para isso estão programadas exposições, mostra de filmes e um show com a orquestra Cyclophonica, no próximo dia 3 de junho, com um grupo onde os músicos tocam enquanto andam de bicicleta.
O Pedalalma começa com as exposições da artista Dani Hening e do grupo Muro que realiza, nas escadarias da unidade, intervenções a partir de técnicas de arte urbana. Outras atrações são as 18 bicicletas históricas, que datam do início do século passado, até meados dos anos 80, e a Lacraia, maior bicicleta do Brasil, que está exposta na entrada do Sesc da Esquina. As relíquias, todas originais, são do acervo de Marcelo Afornalli, profundo conhecedor da história da bicicleta e monitor da exposição. A mostra "Curitiba em duas rodas", traz fotografias antigas da cidade, em ações cotidianas e esportivas relacionadas à bicicleta.
A partir da terça-feira (22), tem início a mostra de filmes "Cineguidon", com exibição de filmes que tem a bicicleta como protagonista. Todos os eventos são gratuitos.
Exposições
As mostras históricas e artísticas sobre a bicicleta podem ser conferidas no horário de funcionamento do Sesc da Esquina. Veja quais são as exposições: "Bicicletas Antigas", mostra monitorada por Marcelo Afornalli, apresenta 18 exemplares que datam do início do século 20 até meados dos anos 80; Dani henning "A Pintora das Bicicletas", mostra o trabalho da artista que busca inspiração em longos circuitos de bicicleta; "Giramuro", com intervenções nas escadarias do prédio, de seis artistas (Pierre Lapalou, Jaime Vasconcelos, Cyntia Werner, Fábio de Castilhos, Eduardo Calegari e Rafael Campagnari) sob o tema bicicleta e "Curitiba em duas rodas", exposição de fotografias sobre o uso da bicicleta na capital paranaense.
As atividades acontecem até o dia 21 de junho.
Serviço: Pedalalma. SESC da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969). De segunda à sexta das 8h às 20h, aos sábados até às 12 horas. Todos os eventos e exposições tem entrada franca.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião