A história da Santa Edwiges, conhecida como a "santa dos endividados", ganhou uma biografia assinada pelo jornalista e escritor Toninho Vaz. O curitibano, radicado no Rio de Janeiro, lança o livro nesta terça-feira (16), em Curitiba durante uma sessão de autógrafos na Livrarias Ghignone.
"Edwiges, a Santa Libertária" é uma biografia que narra a história de uma santa que fazia parte da nobreza européia no período da Idade Média. Edwiges de Adech nasceu em 1.174 no sul da Alemanha, mas ganhou fama na Polônia. Bela, rica e nobre ela sabia que sua vida não seria fácil quando se casou aos 12 anos com o jovem príncipe Henrique I, da Silésia. Vivendo em uma terra estranha, num clima violento e hostil, Edwiges passou a vida lutando por justiça e paz.
Ela saldava as dívidas dos encarcerados, construía mosteiros, ajudava necessitados, doentes e enfrentava diariamente um inferno familiar. Seus dois filhos disputaram cada palmo de terra até se tornarem inimigos mortais. Seu marido, Henrique I, foi morto e seu povo sofria com sucessivas guerras e invasões. Farta de tanto ódio, ela optou por empregar toda a sua fortuna em novas obras sociais, tornando-se um exemplo de fé e humildade. Ganhou devotos e transformou-se na protetora dos aflitos. Padroeira da Polônia foi canonizada em 1.267, 24 anos após a sua morte.
Para construir esta biografia Toninho Vaz teve acesso a documentos da "Acta Sanctorum" conhecidos como atas de canonização que são os documentos que apresentam os procedimentos pelos quais uma pessoa passa para torna-se santo. O livro é uma publicação da editora Objetiva, tem 112 páginas e o preço médio é de R$ 24,90.
Autógrafos
A sessão de autógrafos contará com um coquetel de comidas típicas da Polônia, uma exposição de arte de André Malinski e fotos de um festival de folclore da Polônia. Também está previsto um recital de poesias medievais escritas no ano de 1.200 que falam sobre a santa.
Serviço: Lançamento do livro "Edwiges, a Santa Libertária", de Toninho Vaz. Terça-feira (16) a partir das 19 horas. Livrarias Ghignone (Rua Comendador Araújo, 534) Tel.: 3029-3536.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião