A primeira boa notícia é velha: Jon Bon Jovi desistiu da tintura alourada e assumiu o tom grisalho adequado a seus 54 anos. E o que isso tem a ver com música? Possivelmente nada, mas “This House is not for Sale”, primeiro disco de carreira do Bon Jovi sem a guitarra de Richie Sambora, chega às caixas de som mais crescidinho, na toada do cantor, um dos principais cabos eleitorais musicais da democrata Hillary Clinton para a eleição desta terça-feira nos EUA.
Com Phil X, substituto de Sambora, e o baixista Hugh McDonald, que acompanha a banda há duas décadas, efetivados ao lado de Bon Jovi, Tico Torres (bateria) e David Bryan (teclados), o grupo fundado em Nova Jersey em 1983 revive um gênero (ou nicho de mercado) que volta e meia agoniza, mas não morre: o Album-Oriented Rock, aquele das FMs, que não ousa muito, é bom de cantar junto e tenta trazer algum conteúdo nas letras.
Seguindo nessa direção, o BJ se aproxima em estilo do ídolo e conterrâneo Bruce Springsteen, o cronista por excelência da classe trabalhadora americana a partir do mesmo estado de Nova Jersey – e velho parça de Jon Bon Jovi e do resto da banda.
Álbum
“This House is not for Sale”, que abre o disco de mesmo nome (e teve boa performance no segmento adulto contemporâneo das rádios dos EUA), é um típico rock do BJ recente, com um travo de amargura na letra que parece um recado ao “desertor” Sambora: “O que construiu essas paredes corre nas minhas veias/ Não há tempo para olhar para trás, o lobo está na porta/ Este coração, esta alma/ Esta casa não está à venda”.
Em entrevistas, o cantor e galã disse que se trata de um disco combativo, devido à situação com o guitarrista e a uma briga com a gravadora Universal, depois resolvida.
Músicas como “Living with the Ghost” e “Knockout” seguem essa linha (obviamente com uma agressividade bonjoviana, nada de hardcore escandinavo), até que surgem as baladas, como ”Labor of Love”, e as tristonhas “Scars on this Guitar” e ”Come on up to our House”, simplesmente músicas do Bon Jovi.
O novato Phil X não arrisca muito na guitarra, dando mais protagonismo aos pianos e órgãos Hammond de David Bryan. No fim das contas, uma banda que faz rock (bem) há mais de 30 anos e sabe disso.
Veja o clipe da faixa título de “This House is not for Sale”:
Baixe já o aplicativo do Clube do Assinante!
Com ele você pode consultar os parceiros próximos a você, buscá-los por nome ou palavra-chave, e obter o desconto pelo próprio aplicativo!