A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o Plano Nacional de Recursos Hídricos, lançado em fevereiro passado pelo governo federal, representa um dos principais motivos de comemoração no Dia Mundial da Água, que se comemora nesta quarta-feira. Durante a sua passagem pela 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8), que acontece em Curitiba, a ministra destacou que o Brasil é o primeiro país da América Latina a cumprir o objetivo do milênio estabelecido pela ONU.
Marina Silva lembrou que o Brasil é detentor de 11% da água doce disponível no mundo. Lembrou que o acesso à água de boaqualidade e à água potável,entretanto, é um dos grandes desafios dos países em desenvolvimento.
- Estamos conscientes, neste Dia Mundial da Água, do grandedesafio de recuperar várias bacias hidrográficas - destacou, lembrando que a experiência do Brasil, de gestão integrada dos recursos hídricos e de gestão descentralizada, está sendo apresentada no IV Fórum Mundial da Água, na Cidade do México.
Com relação aos temas debatidos na COP-8, a ministra informou que o Brasil tem posição clara sobre o artigo 8j, da Convenção sobre Diversidade Biológica, que trata do conhecimento das populações indígenas e locais.
- Vamos trabalhar para viabilizar uma proposta que assegure autonomia dos países em relação aos seus recursos e aos conhecimentos tradicionais associados e à justa partilha de benefício.
Durante visita à exposição itinerante "Água para vida, água para todos", promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), a organização não-governamental WWF e o banco HSBC, Marina Silva deixou uma mensagem para os visitantes: "Que a água da vida nos permita ter vida em abundância , como falou aquele que se intitula como água viva". A exposição itinerante está percorrendo 11 cidades nas cinco regiões brasileiras. A proposta é informar os brasileiros sobre as questões relacionadas à água e ao seu uso.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião