Duas novas exposições fotográficas que Curitiba ganha esta semana apresentam caráter social: uma resgatando o papel dos caminhoneiros que transportam a produção nacional e a outra de meninos e meninas de rua da Região Metropolitana de Curitiba. A mostra itinerante "Caminhoneiros do Brasil" traz 50 imagens que oferecem um panorama do dia-a-dia dos motoristas, que cortam as estradas brasileiras. A idéia da exposição é transmitir a perspectiva destes profissionais também em seu aspecto humano, ao memos tempo em que aumenta a visibilidade da profissão, e transmitir ao público as experiências e o cotidiano dos motoristas, por meio da exibição de fotografias tiradas durante as jornadas de trabalho, em momentos capturados pelos fotógrafos Luciano Bogado e Gustavo Stephan.
Enquanto em um espaço são exibidas imagens das estradas do Brasil, uma outra exposição vai mostrar os jovens que andam pelas ruas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A mostra "Meninos de rua, meninas da noite, um olhar sobre Curitiba" será aberta na próxima sexta-feira (24) no Colégio Martinus, com imagens de oito fotógrafos: Albari Rosa (profissional da Gazeta do Povo), Orlando Azevedo, Anuska Naderlli, Cláudia Krüger, Cláudio Pinheiro, Elton Damásio, Paola Zadra e Raquel Santana.A idéia de retratar os menores e também maltrapilhos surgiu em um grupo de estudos da Igreja Luterana do Portão, localizada na rua Artur Mohr. Para a mostra, o grupo pediu a colaboração dos fotógrafos, que de forma voluntária cederam as imagems para a exposição. Conforme Thales Jean Schwingel, um dos participantes do grupo e organizador da mostra, serão cerca de 80 imagens que retratam os moradores de rua da capital paranaense e cidades da Região Metropolitana de Curitiba. "Este é o primeiro passo de um projeto que é alcançar essas pessoas e tentar promover o resgate social delas", comentou Schwingel.
A mostra fica em cartaz até domingo (26), no colégio Martinus e depois vai seguir para universidades de Curitiba.
Confira outras atrações no Guias e Roteiros
Serviço: "Caminhoneiros do Brasil". Diariamente das 10h às 22 horas. Shopping Estação Espaço de Eventos Boulevard (Avenida Sete de Setembro, 2775) Tel.: 2101-9000. R$ 2,00 ou 1 quilo de alimento não perecível. Até 20 de setembro.
"Meninos de rua, meninas da noite, um olhar sobre Curitiba". Abertura sexta-feira (24) às 19 horas. Visitas sábado (25) a partir das 16 horas e domingo (26) a partir das 11 horas. Colégio Martinus (Rua Arthur Mohr, 144, Portão) R$ 2,00 ou 1 quilo de alimento não perecível.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião