O programa "American idol", a atração mais vista na TV norte-americana atualmente, conheceu na quarta-feira (23) sua nova vencedora, Jordin Sparks. Ela é a mais jovem a ficar com o título no concurso musical.
A candidata do estado de Arizona, de 17 anos, superou Blake Lewis, em um universo de 74 milhões de votos - número recorde em todas as temporadas de "American idol". O programa conta com a opinião de três jurados, mas é o público que decide quem é eliminado a cada rodada e o vencedor final."Mãe, pai, eu amo vocês", disse Sparks, filha de um ex-jogador de futebol americano, após receber um abraço do concorrente Lewis, conhecido nesta temporada por suas habilidades no beatbox (a reprodução de sons com a boca).
Em uma entrevista concedida à agência Associated Press, a vencedora do programa lembrou uma conversa com o pai sobre o fato de observar o pai dando autógrafos e agora ser uma atração nacional. "'Você é mais famosa do que eu agora', ele me disse. Eu respondi: 'ah, isso é tão estranho'".
Sparks também afirmou que cresceu como cantora durante a competição. "Eu estava tentando me superar a cada semana... Eu cantava as minhas músicas e pensava 'OK, o que eu vou fazer na próxima para ser... tão bom ou melhor?".
O concurso acabou entre uma cantora de voz mais poderosa, Sparks, e um candidato melhor no quesito performance, Lewis.
"Ela é uma cantora fabulosa", disse a lenda do soul Smokey Robinson. "Ela canta tão bem que é difícil acreditar que tem 17 anos".
Além das performances finais, que incluíram um dueto entre os finalistas para "I saw you standing there", dos Beatles, estiveram presentes Gwen Stefani, Green Day, Tony Bennett, Bette Midler e outros vencedores de edições passadas de "American Idol" em um especial que teve duas horas de duração.
Centenas de fãs ficaram de fora do teatro onde era transmitido o programa, no Hollywood Boulevard.
Na última terça-feira (22), os jurados, mesmo sem poder de decisão, mostraram aos telespectadores suas preferências. O polêmico Simon Cowell e o duro Randy Jackson optaram pela vencedora Jordin Sparks. A diplomática Paula Abdul, como sempre, elogiou os dois finalistas.
Esta temporada também ficou marcada pela presença de Sanjaya Malakar, o concorrente que cativou o público com seus penteados exóticos e sua presença de palco - mas também conhecido por desafinar em vários momentos.
No Brasil, o programa é exibido pelo canal Sony Entertainment Television, às quartas, às 21h. A exibição brasileira não está em sincronia com a norte-americana - no momento, os telespectadores daqui acompanham a fase em que restam quatro participantes.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião