- Mancha Verde e Vila Maria são rebaixadas para Grupo de Acesso
- Apesar da derrota, presidente da Rosas de Ouro diz que escola foi perfeita
- Mocidade Alegre é bicampeã do Carnaval paulista
- Polícia já prendeu 659 pessoas por urinar na rua durante o carnaval
- "Escandalosas" vão à loucura na segunda de carnaval em Antonina
- Banda de Guaratuba leva milhares às ruas na segunda-feira de carnaval
- "Sujos" de Paranaguá: improviso e tradição em desfile na Rua da Praia
- Movimento de volta do Litoral é alto na BR-277 e BR-376; Siga em tempo real
Veja imagens do desfileO Carnailha animou esta terça-feira (12) de Carnaval na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. A festa teve início por volta das 18 horas com apresentação musical e o trio elétrico faz um trajeto de 7 km pelos bairros Itiberê, Vila Nova, Vila Bela, Sete de Setembro e Rocio, até a Praça Cyro Abalem, onde acontece o baile. A estimativa da organização é um público de cinco mil pessoas.
Um dos organizadores, João Carlos Rodrigues, conta que o Carnailha começou com um grupo de 25 pessoas, e cresceu ao longo dos anos. "O objetivo da festa é resgatar a tradição dos antigos carnavais", conta. Nesta edição, também teve trabalho social. Os foliões receberam as camisetas em troca de quatro quilos de alimento, distribuído para entidades filantrópicas de Paranaguá.
O Carnailha contou com a presença da rainha e do rei momo do carnaval 2013, do grupo Mandicuera, que realizou a apresentação do Boi de Mamão na cidade no último sábado (9) e representantes das escolas de samba da cidade. A animação ficou por conta de trio elétrico, banda e da bateria do grupo Macambira, sempre presente no evento, conta Adilson Ferreira, um dos fundadores. "Estamos envolvidos em todas as festas de carnaval, e tocamos desde marchinhas até o samba-enredo de escolas de samba", diz.
Neste último dia de festas, a cidade ainda tem na programação o desfile de blocos a partir das 20 horas, na Praça 29 de julho e Baile da Melhor Idade, a partir das 21 horas, no Clube Literário.
Fora de época
Por falta de recursos, o desfile das escolas de samba de Paranaguá foi adiado para os dias seis e sete de abril, mas os carnavalescos já deram início à organização. O vice-presidente da Acadêmicos do Litoral, Adriano Lourenço, afirma que o grupo tem 60% dos preparativos encaminhados. Para ele, não haverá prejuízo. "O povo parnanguara é festeiro. Quando mais tiver eventos, melhor", diz.